Cultura

Revista Caminhos Gerais conta a história do rádio no Vale do Aço

O radialista Edmar Moreira entrevista o galã Tony Ramos

DA REDAÇÃO
– A edição comemorativa dos 14 anos da revista Caminhos Gerais publica suplemento especial sobre a história da radiofonia no Vale do Aço. A pesquisa começa nos anos 1950, quando a Casa Avelino instalou um possante rádio transmissor, o primeiro da região, com transmissão em linha para diversos alto-falantes espalhados pelos postes do Centro de Coronel Fabriciano. Era retransmitida a programação das rádios Nacional e Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro, com a intenção de popularizar o uso dos aparelhos de rádio, inclusive os primeiros a pilha vendidos na cidade.

Fica-se sabendo também que o futuro governador do Rio de Janeiro e candidato à presidência da República em 2002, Antony Garotinho, quase foi contratado pela Rádio Educadora, a primeira emissora AM inaugurada na região, em meados dos anos 1960. “Ele ficou muito lisonjeado pelo convite, disse que sabia da reputação da Educadora, mas que ingressara na política e era candidato a vereador pelo PDT, em Campos (RJ)”, relembra José Geraldo Magela Júnior, hoje diretor da Nativa, mas, na época, 1979, gerente comercial da rádio fabricianense.

A criativa e moderna programação da Rádio Gálaxia, um dos maiores fenômenos do rádio do interior mineiro, é abordada na reportagem. A FM 99,5 transpunha o imaginário do ouvinte sob a direção de Adílio Coelho e um elenco estrelado de locutores. A criação da Vanguarda por Ulisses Nascimento, um verdadeiro ‘homem do rádio’, é destaque no suplemento. Além das emissoras propriamente ditas, a matéria histórica aborda todos aqueles locutores que fizeram e fazem história no rádio regional, como Aurélio Caixeta, Leôncio Correa, Edmar Moreira, Luiz Omar, Gilberto Medeiros, Ademir Cunha, José Oliveira e Márcio DJ.

A entrevistada pela Caminhos Gerais é a produtora cultural Penélope Portugal, que coordena o Centro Cultural Usiminas e o Teatro Zélia Olguin. A reportagem de capa é sobre o potencial comercial, de prestação de serviço e turístico de Coronel Fabriciano. A revista traz ainda uma interessante matéria sobre o antigo caminho dos tropeiros na região metropolitana do Vale do Aço e uma reportagem sobre a Festa de Santa Cruz, em Ipoema, distrito de Itabira, onde está localizado o Morro Redondo, um dos mais belos cenários de Minas .


Tião Carvalho, Emiliano Magno, Paulo César Santos, Nelcy Romão, Gilberto Medeiros, Manga, Zé Marcelo

e outros craques do comentário esportivo e da bola são tema da “Caminhos Gerais”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com