Policia

Réu é condenado a 6 anos por tentativa de homicídio

Fotos: Gizelle Ferreira

IPATINGA – Um homem foi condenado a seis anos de prisão em regime fechado durante julgamento ocorrido nesta segunda-feira (1º) no Fórum de Ipatinga. O réu Fernando Carlos Oliveira Lima, o “Dumbo”, de 27 anos, vai responder por uma tentativa de homicídio contra Gerson José da Costa, ocorrida em 2007, no bairro Vila Celeste.

Consta na denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) que no dia 21 de janeiro daquele ano, Gerson estava em um bar acompanhado de alguns amigos jogando sinuca. Em determinado momento Fernando – acompanhado de outro homem – entrou no estabelecimento insistindo para que a vítima e os amigos liberassem a mesa de jogo.

Gerson teria dito para que esperasse até o término da partida. Segundo testemunhas Fernando e o acompanhante ficaram esperando do lado de fora e quando a vítima saiu do bar foi surpreendida por Fernando.
“Dumbo”, então, teria efetuado tiros contra Gerson, que foi atingido no abdômen e no punho. A vítima foi socorrida, ficou internada por vários dias e sobreviveu ao atentado.

QUALIFICADORAS
Para o MP, o crime foi cometido por motivo fútil só pelo fato de a vítima não ter liberado a mesa de sinuca. O atentado também foi cometido por recurso que dificultou a defesa da vítima, já que ela não teve como visualizar o ataque com antecedência. Fernando confessou o crime e a arma foi apreendida.

JULGAMENTO
O Júri Popular começou às 9h e terminou às 12h. Ele foi presidido pelo juiz Luiz Flávio Ferreira e teve como acusação em defesa dos direitos da vítima o promotor de Bruno Jardini. Alunos do ensino médio lotaram o salão do tribunal.

Durante o debate o MP requereu a condenação do réu mantendo as duas qualificadoras. Já o defensor público Alexandre Heliodoro dos Santos pediu o decote das qualificadoras para que o seu cliente fosse julgado por lesão corporal e tentativa de homicídio simples. O Conselho de Sentença, por mais de três votos, manteve a denúncia da promotoria e condenou o réu.

O juiz fixou a pena em 13 anos de reclusão, mas foi reduzida para 12 em razão da confissão espontânea. Depois o juiz diminuiu a pena em seis anos, uma vez que o fato só não evoluiu para homicídio por circunstâncias alheias à vontade do condenado.

PRÓXIMO
Nesta terça (2) será julgado José Pereira Neves, o “Pezão”, 26 anos. Ele e outros dois homens são acusados de um homicídio contra Fábio Luiz Coelho, conhecido como Fabinho, ocorrido em maio de 2010.
No julgamento desta terça-feira somente “Pezão” será julgado. Isto porque o segundo acusado, Weder Lucas da Silva, o “Dedé”, foi assassinado em 2014 e o terceiro envolvido Ademilton Alvim de Almeida, recorreu da sentença em abril deste ano e teve o processo desmembrando.


Defensor Alexandre Heliodoro tentou desqualificar o crime para lesão corporal e tentativa de homicídio simples

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com