Cidades

Retomada de obras cria 776 novas vagas no Sistema Prisional

Reinício dos trabalhos é esforço da atual gestão para diminuir o impacto da superlotação, realidade em todo o país

BH – As ordens de retomada da construção dos novos presídios de Ubá e Iturama, localizados na Zona da Mata e no Triângulo Mineiro, respectivamente, foram publicadas e os canteiros de obras das duas unidades prisionais já estão repletos de caminhões, materiais e operários.

Com cerca de 50% da obra concluída, o novo Presídio de Ubá terá capacidade para atender 388 custodiados em um espaço de 7 mil metros quadrados de área construída. O canteiro foi paralisado no final de 2018 e, com empenho do atual governo, negociações com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e governo federal permitiram o investimento da ordem de R$ 25 milhões, necessário para a finalização da obra. A nova estrutura contará com área de carceragem, pátios de banho de sol, área administrativa para os servidores e área para atendimento ao preso, com salas para atendimento psicossocial e de saúde.

Além de Ubá, Iturama (foto) receberá uma nova unidade prisional, também com capacidade para 388 vagas

Além de Ubá, Iturama receberá uma nova unidade prisional, também com capacidade para 388 vagas. As obras foram iniciadas, nesta semana, depois de 11 meses de paralisação por falta de recursos. A construção foi retomada com 30% da obra já construída. A empresa vencedora do processo de licitação já trabalha no canteiro e a expectativa é de que a nova unidade seja entregue até o final de 2020.

O novo presídio ocupará uma área de 7 mil metros quadrados de área construída e terá quatro guaritas para proteção dos blocos internos, além dos módulos de área administrativa, setor de revista, guarda externa, casa de gás, Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), entre outros. O investimento também é de cerca de R$ 25 milhões de recursos externos, com contrapartida do Governo do Estado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com