Cidades

Representante do Ministério do Turismo visita Fabriciano

A Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano, é um dos principais pontos turísticos do município e possui inúmeros atrativos

 

FABRICIANO – A cidade recebeu ontem (15) a visita de uma representante do Ministério do Turismo, com o objetivo de divulgar o projeto “Talentos do Brasil Rural”. A visita começa pelo Mosteiro Carmelo da Santíssima Trindade, no bairro Contente, e segue até os pontos turísticos da Serra dos Cocais. A comitiva é organizada pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Sedetur) da Prefeitura de Coronel Fabriciano e tem o apoio do Circuito Turístico Mata Atlântica.

ROTEIRO

O Ministério do Turismo será representado por Marina Simião, articuladora local para o Estado de Minas Gerais, que vai avaliar o roteiro preparado pelo município. A comitiva será recepcionada com um almoço no Sítio da Marinete, em Santa Vitória dos Cocais, e com o Batuque da Marujada do Cocais. De acordo com o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Bruno Torres, o outro objetivo da visita é mostrar os produtos e serviços da agricultura familiar inseridos no mercado turístico local.
Produtos da Serra dos Cocais, como doces, biscoitos e bananinha frita fazem parte da proposta de inserção turística rural do Ministério do Turismo e do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “O projeto ‘Talentos do Brasil Rural’ caracteriza-se pelo fortalecimento da assistência técnica, identificação de mercados potenciais e exigência de qualidade e padronização dos produtos. Essa é uma forma de gerar oportunidades e perspectiva de renda para agricultores familiares de todo o país”, informa Torres.
A Prefeitura de Coronel Fabriciano tem trabalhado o turismo rural como algo crucial na geração de emprego e renda. “A visita do Ministério do Turismo é resultado da aprovação do projeto que o Circuito Mata Atlântica conquistou. O Circuito foi um dos 25 premiados em todo país. Esse projeto, ao aproximar agricultores e potenciais compradores e qualificar os empreendimentos, contribui para que os produtos da agricultura familiar possam competir no mercado”, ressalta Bruno Torres.

BENEFÍCIOS

Para o secretário, o maior benefício deste projeto será a comercialização do roteiro regional na Copa de 2014 e o legado da imagem do turismo regional, para os anos após o evento, que vai gerar emprego e renda, dentre outras benfeitorias. O “Talentos do Brasil Rural” oferece aos roteiros selecionados a realização de um diagnóstico; elaboração de plano de ação para superar os principais gargalos identificados no diagnóstico; orientação técnica e qualificação dos empreendimentos da agricultura familiar; e apoio ao fortalecimento, dentre outros benefícios.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com