Cultura

Relíquias do Vale homenageia a tradição de Carlinhos do Bar

IPATINGA – O vereador Nardyello Rocha que publica em seu site a coluna “Relíquias do Vale”, fez na última edição uma homenagem a Carlos Roberto Ferreira, proprietário do Bar do Carlinhos, no Iguaçu, em Ipatinga.
Com mais de 40 anos, o tradicional bar do Carlinhos, é um dos mais frequentados da cidade pelos diversos perfis de clientes. Ele é um bar 100% familiar, lá todo trabalho é feito pela família.
O bar é um ponto de encontro para os apreciadores de bebidas, mas também existem aqueles que vão atrás apenas dos tira-gostos. É no bar que os amigos se encontram após o trabalho para um happy hour, mas também é um local aonde se vai sozinho pensar na vida, refletir ou até mesmo chorar suas dores.
O Relíquias do Vale conta a história do seu proprietário, Carlos Roberto Ferreira, que junto com sua esposa e filho, cuidam do estabelecimento. O bar do Carlinhos é famoso pela bebida gelada e variados tira-gostos; ele também é bicampeão do festival Comida de Boteco de Ipatinga.

CHEGADA
Carlinhos recebeu o vereador Nardyello Rocha para um bate papo e contou detalhes da sua vinda para Ipatinga, quando começou a trabalhar com o bar, e do seu amor pela cidade.
A conversa foi pela manhã, e, no momento, a família já estava envolvida nos preparativos para abrir o bar.
Nascido na cidade de Engenheiro Caldas, Carlinhos chegou a Ipatinga no ano 1975, com sua esposa Geralda Ferreira de Oliveira, com quem casou-se em 1974. O casal tem quatro filhos, Cleider, Ciderlei, Cleriston, Jéssica, e, ainda, dois netos, Nicollas e Lucas.
Mudou-se para a cidade a convite de seu sogro. “Na época meu sogro também não morava em Ipatinga. Ele visitou a cidade em busca de novas perspectivas e gostou muito; nós, então decidimos acompanhá-lo”, comenta.
Já em janeiro de 1976, o bar do Carlinhos foi inaugurado. Por muitos anos funcionou na rua Ouro com a rua Pedras Preciosas, no bairro Iguaçu. Em 1987, mudou-se para um ponto na rua Pedras Preciosas, onde funciona atualmente.
Há 41 anos o bar abre todas as manhãs às 10h, ao longo dia e noite afora, oferece os mais variados tipos de tira – gostos, bebida bem gelada, ambiente familiar, sinuca, e TVs com os principais campeonatos de futebol.

EMPINAR CHARRETE

No bar existe o famoso “caderno de fiado”, que anos atrás era bastante utilizado. O interessante é que o próprio cliente anota sua conta, soma, e deixa o dinheiro do valor devido no dia de acertar. Nesses anos todos somente duas pessoas “empinaram charrete”, ou criaram caso, como explica Carlinhos. “Essa questão do caderno de fiado como é aqui, gira em torno da confiança que tenho nos clientes. Em uma ocasião o cliente somou sua conta e no fim não queria pagar, mesmo tendo sido ele a anotar tudo o que consumiu. A desculpa é de que estava bêbado, mas no fim deu tudo certo e nos divertimos com a situação, porque a verdade é que tenho confiança neles e eles também têm em mim e no serviço que oferecemos”, conta e completa: “o relacionamento com o cliente muitas vezes vira um relacionamento de amizade”.
Das histórias contadas, Carlinhos lembra-se da época em que Nardyello Rocha jogava futebol de salão e a resenha era no bar. “A resenha da turma era boa, e desde então existe uma amizade e respeito, são mais de vinte anos que nos conhecemos”.

Cleider, Carlinhos, Dona Geralda e Nardyello Rocha: bar 100% família tem um dos melhores tira-gostos da região

TIRA-GOSTO
O tira-gosto sempre foi preparado por Carlinhos; agora ele passa os seus segredos ao filho Cleider, que o auxilia nos preparos. São produzidos em média 400 quilos por semana, sendo que 50 quilos é referente ao pescoço de peru, um dos mais pedidos na casa. Dos pratos mais antigos, está a tradicional maçã de peito.
Segundo Carlinhos, o segredo de todo sabor é o alho, “acertar a medida do alho é o que deixa qualquer tira-gosto especial”.

MARCA DA CIDADE
Ao fim do bate papo, Nardyello destacou que a história de Carlinhos é contada no “Relíquias do Vale” porque o objetivo é falar sobre pessoas que marcaram a cidade. “Temos certeza de que o bar do Carlinhos virou uma marca de Ipatinga. É uma honra contar a história de trabalho desta família, que, com muito respeito e amor, tira do bar o seu sustento”.
Carlinhos finalizou a conversa reafirmando seu amor por Ipatinga. “Sinto-me cidadão ipatinguense e não poderia ser diferente. Ipatinga é uma cidade que nos acolheu, onde escolhi criar a minha família e viver”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com