Cidades

Regional Laranja define as prioridades no Paraíso

PARAÍSO – A Prefeitura Municipal realizou a plenária da Regional Laranja (que reúne os bairros Bom Pastor, Águas Claras, Jardim Vitória, Cascalheira e Cidade Verde) para definir as prioridades que estas comunidade irão apresentar no Congresso Municipal do Orçamento Participativo (OP). Durante o encontro, os delegados do Jardim Vitória defenderam o alargamento do trevo de acesso ao bairro e sinalização das vias; a Cascalheira reivindicou manilhamento e drenagem do córrego, após a rua Azaléia; e o Águas Claras a troca de pavimentação e drenagem da rua Lírio. A Prefeitura de Paraíso destinou R$ 226 mil para a Regional Laranja, que tem 16% da população do município, atualmente estimada em 32 mil pessoas. Os recursos do Orçamento Participativo contemplam unicamente obras de infraestrutura urbana.

MOMENTO HISTÓRICO
Durante a plenária, o prefeito Zizinho (PT) ressaltou que a realização do Orçamento Participativo é um momento histórico. “Estamos buscando transformar nossa cidade num paraíso de verdade, que é o sonho de todos”, trocadilhou.
“Como prefeito, depois de três mandatos de vereador, ver a representação política ocorrer em outra dimensão que não somente a institucional, se construindo de maneira popular, é um sonho”, comparou. “É um grande passo implantar um modo de participação em que a população tenha mais do que a obrigação de contribuir com os impostos, e passe também a definir aquilo que ela quer, e onde ela quer investir os recursos que a prefeitura arrecada”, frisou.

OLHAR MAIS AMPLO

Zizinho voltou a lembrar que a arrecadação do município é muito aquém daquilo que a cidade exige e que existe em Santana do Paraíso uma demanda reprimida em função de governos que durante anos pensaram pequeno. “Nossa cidade sempre foi administrativa com uma visão de cidade pequena. Hoje, com um olhar mais amplo, vemos a necessidade de fazer com que o desenvolvimento econômico e social acompanhe também o crescimento populacional”, disse o prefeito, sublinhando ainda que além das dificuldades, a prefeitura destina R$ 1,5 milhão para o Orçamento Participativo, o que significa um percentual de 4% do orçamento da cidade. “Nenhuma outra cidade da região que está promovendo orçamentos participativos destinou percentual de recursos na proporção que estamos destinando”, comparou Zizinho.

DELEGADOS
Da plenária na Regional Laranja participaram, além dos moradores, o vice-prefeito Jamil Barbosa, José Aparecido, o vereador Manoel Nascimento, a vereadora de Ipatinga Lene Teixeira e secretários de governo.
Durante o encontro foram eleitos os seguintes delegados: Antonio Afonso de Souza (Cascalheira), Meire Aparecida Batista, Geraldo Magela Martins, João Rosa de Souza (Jardim Vitória), Elias, Celso Bento da Silva e Edson Dias Gomes (Águas Claras).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com