Nacionais

Reforma do Presídio de Açucena vai ampliar vagas em mais de 150%

BH – Em parceria com o Conselho de Segurança Pública (Consep) da cidade, o Presídio de Açucena, no Vale do Aço, está reformando toda sua estrutura. Estão sendo construídas mais celas e reformadas as atuais, aumentando a capacidade de 34 para 90 vagas. A obra também inclui a construção de salas de atendimento, muro, guarita, além de melhorar a estrutura da unidade prisional, visando aumentar a segurança.

Segundo o diretor-geral da unidade, Edelson Winston de Andrade, o prédio é uma construção antiga de 1960, e abrigava a cadeia pública de Açucena. A reforma promoverá adequações para que o presídio possa garantir mais segurança para servidores e presos. “A unidade foi assumida em 2015 e nunca foi registrada nenhuma fuga ou tentativa. Com a reforma, vamos melhorar e continuar fazendo um bom trabalho”.

O investimento, de R$ 225 mil é proveniente das contas pecuniárias, obtido por meio do edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), através da Comarca de Açucena. Vinte e cinco presos trabalham na obra, que teve início em outubro do ano passado e tem previsão de conclusão para o próximo mês de julho. Pelo serviço executado, os presos terão direito ao benefício da remição da pena, ou seja, a cada três dias trabalhados, menos um na pena.

MESTRE DE OBRAS

O mestre de obra, Wanderley dos Santos Pereira, 26 anos, trabalhava como pedreiro antes de ser preso. Ele não sabia da possibilidade de manter seu trabalho dentro de uma unidade prisional. “Para mim é bom demais, trabalhar e ajudar o preso a pagar sua cadeia (sic) e diminuir a pena. Depois que eu sair, terei orgulho de falar que eu ajudei nessa construção e cooperei com a minha comunidade”.

Devido à sua localização, no centro da cidade, e a antiga estrutura da cadeia, a obra irá reaproveitar os espaços existentes. No final da reforma, a unidade contará com nove celas; seis para regime fechado, uma para o semiaberto e aberto e duas celas de triagem.

Outras novidades que o presídio irá apresentar serão três salas para a Enfermaria, Consultório Odontológico e Inspetoria, duas guaritas e um portão eletrônico para entrada de veículo, além de um portão social. Também será instalado um espaço que servirá de oficina de corte e costura.

CONSEP

O presidente do Conselho de Segurança Pública (Consep) de Açucena, Perpétuo Socorro, destaca que a parceria traz benefícios para toda a comunidade. “É muito importante para a manutenção e garantia da ordem, para que os presos e seus familiares tenham condições dignas dentro da unidade prisional, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e confortável para os servidores do presídio”.

Nascido e criado na cidade, o diretor-geral da unidade trabalha no local desde 2001, quando o prédio ainda era administrado pela Polícia Civil. Para ele, hoje gestor do espaço, é uma satisfação muito grande realizar essa reforma. “É a concretização de um sonho poder melhorar nossa estrutura física. Temos uma relação excelente com o Poder Judiciário e o Ministério Público que, juntos com o Consep, abraçaram a causa em prol da sociedade”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com