Cidades

Rede de saúde de Ipatinga em fase de reestruturação

As visitas começaram no último dia 9, pela unidade de saúde do Cidade Nobre, e seguem até a próxima semana

IPATINGA – Com objetivo de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela rede municipal de saúde, sobretudo na atenção primária, a Prefeitura de Ipatinga realiza uma série de visitas técnicas às unidades básicas de saúde. Estrutura física, quadro de pessoal, fluxo de atendimento e as principais demandas dos profissionais e dos usuários são alguns dos itens avaliados durante as visitas.

PLANO
O secretário de Saúde de Ipatinga, Eduardo Penna, explica que avaliação em curso servirá de base para a elaboração do plano de reestruturação da atenção básica do município, considerada a “porta de entrada” do cidadão para os demais serviços do Sistema Único de Saúde. “A saúde é uma das prioridades da administração da prefeita Cecília Ferramenta e uma urgência da comunidade. E para assegurar a qualidade do atendimento na rede como um todo, é preciso investir na atenção básica, que se for bem estruturada é capaz de resolver até 80% das demandas do usuário”, analisa.

As visitas começaram no último dia 9, pela unidade de saúde do Cidade Nobre, e seguem até a próxima semana. Embora a atenção básica seja o foco desta avaliação, o trabalho é realizado de forma integrada, inclusive com a participação de representantes dos seis departamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Atenção Básica, Atenção Especializada, Administração Hospitalar e Urgências, Vigilância em Saúde, Fundo de Saúde e de Regulação).

CONTRATAÇÕES
A primeira ação efetiva da Secretaria Municipal de Saúde para reestruturar a atenção básica, e que já está em curso, é a ampliação do quadro de pessoal. De janeiro a abril, o município já convocou 170 profissionais que passaram em concursos para preenchimento de cargos de nível técnico e superior na área de saúde.

Apenas para recomposição das equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) foram nove médicos contratados. De acordo com levantamentos da Secretaria de Saúde, no início de 2013, das 31 equipes de PSF credenciadas junto ao Ministério da Saúde, 10 estavam sem médico, sendo que algumas unidades de saúde chegaram a ficar sem profissional por mais de ano.

Outra medida já anunciada pela Administração Municipal é a construção, a médio prazo, de sete novas unidades básicas de saúde até 2016. Três delas, orçadas em R$ 1,3 milhão cada, estão em fase de elaboração de projetos para dar início às edificações.

ATENÇÃO BÁSICA

A unidade básica de saúde ou de Estratégia de Saúde da Família é referência para o cidadão que precisa de orientações em saúde, acompanhamento e atendimento médico básico, com consultas de rotina e exames preventivos. Entre os serviços oferecidos estão: retirada de preservativos; realização de vacinas; grupos de educação em saúde (diabéticos, hipertensos, obesos e gestantes); cuidados preventivos de câncer do colo do útero; bebês chorando sem razão aparente; febre abaixo dos 39ºC; sintomas de resfriados, gripes e dores de cabeça.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com