Cidades

Raiva animal: carro volante de vacinação volta a circular

IPATINGA – Quem perder o calendário de imunização nos bairros pode procurar o posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses, onde o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.

A vacinação contra a raiva animal continua nos bairros de Ipatinga. Na próxima segunda-feira (18), o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura estará com o carro volante nas Granjas Vagalume, a partir das 8h. Na terça (19), a vacinação será realizada nos bairros Santa Mônica, Horto, Cariru, Bairro das Águas, Imbaúbas, Areal e Castelo. Já na quarta (20), no Bom Retiro, Bela Vista, Vila da Paz e Ferroviários. E na quinta-feira (21) os animais do Bethânia serão priorizados. Cães e gatos com mais de três meses de vida devem ser imunizados.

A campanha já percorreu as comunidades de Taúbas, Ipaneminha, Ipanemão, Pedra Branca, Tribuna, Morro Escuro e Barra Alegre. Até esta quinta-feira (14), um total de 779 animais, sendo 658 cães e 121 gatos, já havia recebido a vacina contra a raiva. Em Ipatinga, a expectativa é imunizar 80% da população de cães e gatos, hoje estimados em 18,4 mil animais. No Dia D da campanha, que será em 14 de julho, 30 postos em todas as regionais do município serão montados para vacinação.

Quem perder a imunização por meio do carro volante pode procurar o posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Cidade Nobre. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. A vacina tem validade de um ano e é a única forma eficaz de manter a circulação do vírus da raiva animal sobre controle, prevenindo casos em humanos.

A vacina contra raiva animal, ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é segura e não tem contraindicação. No dia, é importante que o proprietário conduza seus animais com coleiras ou focinheiras, no caso de animais bravos. Já os gatos, podem ser transportados em caixas para evitar fugas ou acidentes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com