Cultura

Raça abre Encontro de Dança

IPATINGA – No próximo fim de semana, 15 e 16 de março, tem início as apresentações do Endança (Encontro de Dança do Vale do Aço), que acontece a partir das 20:00h, no teatro do Centro Cultural Usiminas. A Raça Cia. de Dança de São Paulo abre as apresentações no dia 15. No dia 16 o encontro reúne grupos de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo com coreografias de ballet clássico, dança contemporânea e dança de rua.

O Endança foi instituido em 1985 por Zélia Olguin. Tem como principal objetivo divulgar e difundir a arte da dança em seus variados estilos. É dirigido hoje por Salette Olguin e sempre contou com a participação de companhias de dança da região, do cenário mineiro e nacional. Desde a 20ª edição vem realizando montagem de espetáculos, com participação de coreógrafo convidado, tendo no elenco bailarinos da região do Vale do Aço. Rodrigo Gièse e Lair Assis, integrantes da Cia. de Dança Palácio das Artes, são os coreógrafos convidados desta edição, para a montagem de dois espetáculos, “Opus 47” e “All That Dance – A Magia de Fosse”, que serão apresentados nos dias 21 e 22 de março.

RAÇA

O Endança recebe, em sua abertura, no dia 15 de março, a Raça Cia. de Dança de São Paulo. Com mais de trinta anos de trabalho ininterrupto, a companhia desenvolve uma proposta que consegue sensibilizar e despertar unanimidade do público e da crítica. Tem em seu currículo mais de oitenta prêmios e um repertório composto por coreografias assinadas por Roseli Rodrigues, sua fundadora, Luis Arrieta, Ivonice Satie e Henrique Rodovalho.

A Cia. foi fundada na década de 80 por Roseli Rodrigues, uma das precursoras do jazz no Brasil. Roseli Rodrigues morreu precocemente em 2010. Era coreógrafa e professora de dança contemporânea. Formada em Educação Física abriu, em 1981, a academia Long Life, espaço destinado à arte da dança, ginástica e musculação. Seu primeiro trabalho de dança, intitulado “Raça”, com música de Milton Nascimento, foi montado para participação no ENDA – Encontro Nacional da Dança e foi premiado. Daí surgiu o nome da companhia, que se firmou no cenário da dança nacional e conquistou prêmios e mais prêmios.

OBRA

Parte da obra de Roseli Rodrigues será apresentada pela companhia na abertura do Endança, 15 de março. “Caminho da Seda” foi criado pela coreógrafa em 2001. O foco principal do espetáculo é retratar, por meio da arte e da dança, o comércio e a rota da seda. Os quadros foram minuciosamente preparados e desenvolvidos para retratar a confecção da seda.
“Ágape” apresenta fragmentos das mais renomadas coreografias do extenso repertório da Raça Cia de Dança.

O espetáculo presenteia o público com toda poesia, beleza estética e plasticidade de movimentos de cada obra, fazendo com que novas gerações tenham oportunidade de conhecer os trabalhos consagrados da incomparável coreógrafa Roseli Rodrigues.

No elenco dos espetáculos da Raça Cia. de Dança o bailarinos: Allan Marcelino, Andressa Florentino, Arthur Duarte, Beatriz Barros, Bruna Galdi, Carlos Veloso, Dayane Moraes, Edson Burgos, Grazielly Perdiz, Guilherme Augusto, Jaqueline Vieira, Keila Akemi, Maria Cristina Milani, Walter Monteiro e a prata da casa Juliana Olguin.

Encontros Endança
O segundo dia de apresentações do Endança, domingo, 16 de março, reúne dez grupos, vindos de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, com coreografias de ballet clássico, dança contemporânea e dança de rua. A proposta do Endança é apresentar trechos de espetáculos desenvolvidos por companhias e grupos de dança da região, em vários estilos, num único espetáculo. Cerca de cem bailarinos, vindos da Academia Olguin, Academia Rosaly Coura, Bia Antunes Centro de Dança, Centro de Referência em Dança do Vale do Aço, Cia. de Dança Jorge Soares, Cia. Núcleo de Dança, Flux Cia. de Dança, Hibridus Dança, Núcleo de Dança Dor e Orfeu Cia. de Dança, estarão em cena.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com