Nacionais

Quitandas mineiras no cardápio da merenda escolar em Ipatinga

 Agricultoras de Ipatinga vão fornecer bolos e biscoitos para mais de 22 mil alunos da rede municipal de ensino (Crédito: Secom PMI)

IPATINGA – A agricultora Jane Zacarias, de 38 anos, mostra com orgulho os biscoitos caseiros que produz diariamente, com a ajuda da irmã, da cunhada e de uma tia, na fazenda onde mora, comunidade rural do Tribuna, em Ipatinga. A quitanda, vendida sob encomenda e também entregue em escolas, agora faz parte do cardápio da merenda escolar dos mais de 22 mil alunos da rede municipal de ensino. “As quitandas são de diversos sabores e muito gostosas”, conta a agricultora.

Jane é uma das 35 cooperadas da Associação de Agricultores Familiares de Ipatinga (Aagrifipa) que irá fornecer, até dezembro, bolos e biscoitos às escolas do município. O valor do convênio firmado com a Prefeitura de Ipatinga é de R$ 116,4 mil, e será executado por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal. “Criamos a entidade para atender à necessidade de fortalecer o associativismo e conseguimos alcançar um padrão de qualidade”, conta Jane, que, com a venda dos biscoitos, conseguiu montar uma cozinha industrial. “A produção aumentou”, ressalta.

PEQUENO PRODUTOR
“A fabricação de quitandas é uma atividade que envolve as famílias, que estão descobrindo novas oportunidades de ganhar dinheiro”, observa Maria das Dores, 51 anos, presidente da Aagrifipa. Ela participou, ao lado de outras agricultoras, da avaliação das amostras de quitandas, em evento promovido pela Emater-MG.

A Lei nº 11.947/2009 determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para serem investidos na alimentação escolar, favorecendo a compra de produtos diretamente do empreendedor familiar rural ou suas organizações. “Queremos fortalecer a agricultura familiar e o pequeno produtor, criando novos mecanismos de incentivo à produção”, conclui o gerente da Seção de Apoio à Produção Rural da Prefeitura de Ipatinga, Wagner Eustáquio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com