Cidades

“Quero ser prefeita para fazer Ipatinga crescer e se desenvolver”

“Ipatinga está sofrendo muito com a administração atual. As promessas não foram cumpridas. Ele esqueceu das necessidades da população”

DIÁRIO POPULAR – Como a senhora avalia o início de campanha eleitoral em Ipatinga?
ROSÂNGELA REIS – Olha, estou muito otimista. Percebo que é necessário resgatar o brilho no olhar das pessoas. A população não está satisfeita com a situação atual, nem eu, por este motivo sou candidata. Começamos nossa campanha nas ruas, conversando com a população, ouvindo o que ela tem a dizer. Estou muito feliz com a recepção que tenho recebido. As pessoas esperam algo de você e você tem que estar preparado para responder à altura às expectativas. Fico bem à vontade andando pelas ruas, olhando nos olhos das pessoas, esse é o meu jeito de ser. Neste momento, estamos também fazendo reuniões com lideranças segmentadas para apresentar nosso programa de governo. Também estou dando atenção especial à nossa chapa de vereadores.

DP – Como a senhora analisa os protestos contra a Administração Municipal nas últimas semanas?
RR – O povo tem o direito de expressar o que sente e buscar incansavelmente os seus direitos. Só não podemos é fazer do sofrimento das pessoas, pais e mães de família, palanque eleitoral. Ipatinga está sofrendo muito com a administração atual. As promessas de campanha não foram cumpridas, ele esqueceu que devia olhar para as necessidades da população e transformá-las em resultados concretos. Esse foi um dos motivos que fizeram com que eu me distanciasse do governo dele (Robson Gomes). Ele assumiu a prefeitura sozinho, não teve a humildade de reconhecer que necessitava de ajuda. E por ele ter apoiado uma deputada de seu partido, moradora de Belo Horizonte, um mês após eu ter me dedicado à campanha dele. Ele me isolou. Não compactuei em nenhum momento sequer com a administração inoperante que está ai. Aliás, ele sequer me ouviu. Veja só, como deputada estadual, consegui junto ao governo do Estado cerca de R$ 10 milhões para a construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento, que desafogaria o Pronto Socorro, além de outras obras importantes para Ipatinga. Parte não foi aplicado no que se propunha e a outra parte não foi utilizada. Não admito esse descaso com o dinheiro público. Hoje enfrentamos um grave problema na cidade em relação à saúde, então se os recursos tivessem sido empregados, a situação toda seria diferente.

DP – Diante desse quadro, como a senhora vê uma saída para a crise que estamos vivendo no município?
RR – Ipatinga vive um momento dramático, e precisa de um pulso forte, comprometido com dinheiro público. Primeiro é preciso tratar os mais urgentes e complexos na cidade e trabalhar para que o serviço público tenha normalidade e a população se sinta mais segura. Essa é a nossa postura, dar segurança à nossa gente. Agora é importante anotar isso também: os problemas vêm de longa data. Essa foi a administração mais desastrosa, mas não foi uma única que levou a cidade à condição que está. O que eu quero é acabar com isso, o meu desafio é administrar Ipatinga. Depois daquela confusão da eleição de 2008, que o candidato ficha suja ganhou e não assumiu, começou a desordem. Volto a repetir, Ipatinga precisa de um governo íntegro. Depois que o candidato do PT não pôde mais assumir, quem assume naquele momento? O candidato do PMDB, que também foi cassado. Ou seja, duas pessoas ganham as eleições para prefeito num curto espaço de tempo e são cassadas. Foram cassadas porque tiveram problemas com a justiça. Ipatinga precisa de governo forte e determinado.

DP – A senhora acredita que é possível renovar o quadro político em Ipatinga?
RR – Essa é a principal motivação da minha candidatura. A minha experiência como vereadora por duas vezes e como deputada estadual de segundo mandato me credenciam para esse desafio. Ipatinga merece um novo governo, um governo verdadeiro com visão inovadora, precisa de uma mulher com temperamento, discernimento e firmeza para conduzir a máquina pública. Reúno todas estas características. Sou mãe, esposa, tenho experiência política e uma extensa lista de serviços prestados à comunidade. Destinei recursos do orçamento estadual para diferentes áreas em nossa região e tenho algo que me faz ter orgulho deste passado político. Não tenho o meu nome envolvido em escândalos, sou ficha limpa. Em tempos de ficha suja, é bom a gente salientar que é ficha limpa. Outra coisa: tenho muita sensibilidade, o dom de avaliar as coisas com cuidado e quando boto na cabeça que vou fazer uma coisa, vou lá e faço de verdade. Eu sou assim, sou mulher, sou guerreira e estou preparada pra governar Ipatinga.

DP – A Coligação Responsabilidade com Ipatinga tem 15 partidos. Como foi a formação dessa frente?
RR – Grande parte das articulações atribuo à capacidade de articulação de meu vice, Nardyello Rocha. Como todos sabem, foi ele quem primeiro aglutinou muitos partidos e depois, quando decidimos compor chapa juntos, ele conseguiu harmoniosamente envolver todos eles. Esse é um dos pontos fortes da minha campanha. Tenho um vice-prefeito na chapa que tem respaldo político na cidade. A maior base de sustentação nessa disputa é a nossa chapa de vereadores. Elegeremos uma grande bancada de vereadores para aprovar os projetos das grandes ações da nossa administração.

DP – Com a senhora estruturou o seu plano de governo?
RR– Ele ainda está em fase de elaboração. Depois de muitas conversas com interlocutores, de ouvir as pessoas nas ruas, estamos caminhando para um formato que será debatido com a sociedade. Sabemos que precisamos resolver prioritariamente os problemas do hospital municipal, apoio as entidades sociais, devolver às pessoas a sensação de segurança nas ruas e restabelecer os serviços de limpeza. É importante dizer que a máquina municipal precisa ser modernizada, precisamos de uma gestão mais profissional, melhorar o atendimento ao cidadão, ampliar os serviços. Precisamos cuidar melhor da saúde, tenho essa sensibilidade, sou mulher, sou mãe e sei que cuidando da saúde, estarei cuidando das pessoas. Este é o meu compromisso pessoal, cuidar de Ipatinga, cuidar das pessoas.

DP – Rosângela Reis se destacou no trabalho social. Como será a atuação da prefeita Rosângela Reis?
RR – A minha história sempre esteve ligada ao social. Ao longo de quatro mandatos, como vereadora e como deputada, foram mais de R$ 70 milhões em recursos para Ipatinga e região. Hoje me sinto muito bem preparada para governar, conheço a realidade do município, sei trabalhar para trazer recursos, portanto, vou trabalhar para investir cada vez mais em Ipatinga. Tenho o respeito do Governo Estadual e Federal.

DP – Como candidata do PV, o que a senhora traz de novidade para essa campanha?
RR – Farei uma campanha limpa e propositiva. Ipatinga merece um pleito de alto nível, com debates de ideias e projetos. Sou candidata para resolver os problemas da cidade, não ofender os meus adversários. No entanto, não me calarei diante dos ataques caluniosos e difamatórios daqueles que só desejam enganar a população. Tenho que defender a minha história e a minha dignidade como pessoa humana. Vou fazer uma campanha que possa dar oportunidade às pessoas de compararem as candidatas e escolherem a melhor opção.

DP –
Ipatinga pode ter a primeira mulher prefeita. Como a senhora vê essa questão?
RR – Tenho orgulho de ser a mulher mais votada de Minas Gerais. É uma honra que divido com todas as mulheres que foram à luta, criaram seus filhos, estudaram, conquistaram uma profissão, trabalharam e venceram. Respeito os homens dessa cidade, meu marido, meu filho, mas mulher não pode viver às sombras, principalmente, na política. Como a primeira prefeita de Ipatinga, mostrarei essa garra, essa firmeza e esse espírito de luta das mulheres ipatinguenses.

DP – Finalmente, como a senhora espera encerrar essa campanha?
RR – Evidentemente, comemorando a nossa vitória no dia 7 de outubro. Tenho muito trabalho pela frente, mas minha fé em Deus e o apoio de todos me levam a acreditar que serei a futura prefeita da nossa cidade. Mas também quero chegar ao final desse pleito com a soma de todas as sugestões, todas as propostas, todo o sentimento do nosso povo. São esses elementos que vão compor o nosso projeto vitorioso para Ipatinga. Um projeto que vai posicionar o nosso município num lugar de destaque no cenário estadual e federal como nunca esteve.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com