Cidades

Qualidade e inovação tecnológica no HMC

A armazenista Keith Mackena Dias usa as novas tecnologias para o controle dos medicamentos no setor de farmácia do hospital

IPATINGA – A Fundação São Francisco Xavier consolidou o processo de rastreabilidade dos medicamentos e checagem dos materiais, que envolveu e beneficiou as áreas de Farmácia, Centro Cirúrgico, Central de Materiais e Esterilização (CME) e Enfermagem. A rastreabilidade permite acompanhar o processo desde o recebimento dos medicamentos, materiais e instrumentais cirúrgicos até a sua administração no leito ou na sala de cirurgia, garantindo a segurança na assistência ao paciente.

O método possibilita rastrear o medicamento ou material na cadeia, sendo capaz de recuperar o histórico, aplicação e localização por meio de tecnologias combinadas incluindo o código de barras, garantindo a origem com informações do caminho que esse produto percorreu na cadeia produtiva até a chegada ao paciente.

O primeiro setor a ter o sistema de rastreabilidade implantado foi o de Farmácia. O sistema permite controlar e identificar o lote, validade e fabricante dos medicamentos administrados em pacientes internados, via código de barras. É uma proposta que visa acompanhar, em tempo real, todas as informações relacionadas ao medicamento, além de identificar os profissionais e pacientes envolvidos, possibilitando a conferência em todos os pontos por onde o medicamento passar.

“O medicamento só pode ser considerado sinônimo de saúde quando usado de forma racional. Por isso, esse procedimento veio para maximizar os benefícios e minimizar os riscos, sendo possível acompanhar todo o ciclo do medicamento dentro do hospital. Além disso, permite reduzir o desperdício de material, eliminando o perigo de se ministrarem doses ou medicamentos errados”, enfatiza a gerente de Farmácia, Ana Paula Diniz.

De acordo com a supervisora da Equipe Multidisciplinar, Maria Inês Romano, a implementação da nova tecnologia só obteve êxito em decorrência de uma ação integrada, com a mobilização de diversas áreas dentro da instituição. “A rastreabilidade é uma medida de segurança assistencial que envolve uma equipe multidisciplinar, que, por meio de inovações tecnológicas, contribui para o maior controle do fluxo de processos, com ganhos de redução de custos e maior segurança do paciente, que é o nosso principal foco”, explica.

QUALIDADE
O sistema de rastreabilidade trouxe agilidade nos procedimentos que envolvem tanto a Enfermagem, com a checagem dos medicamentos e materiais, quanto a Central de Materiais e Esterilização (CME), que garante a chegada dos materiais ao destino em condições seguras de uso.

Para potencializar o sistema, foi implantado o uso de dispositivos móveis com a tecnologia PDA (Personal Digital Assitant), um equipamento portátil que trouxe agilidade e mobilidade nos processos. Além de ser utilizado na checagem dos medicamentos beira-leito, ele tornou-se ainda novo aliado nos procedimentos de higienização dos apartamentos e enfermarias. A proposta foi otimizar o tempo de liberação dos leitos, garantindo em tempo real o acompanhamento do processo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com