Cidades

Publicação da Editora Abril destaca posição da Aperam

TIMÓTEO – No ano em que completa 70 anos de atuação, a Aperam South America está celebrando, também, a posição de estar – e se manter – entre as 150 melhores empresas brasileiras para trabalhar, segundo a edição especial do Guia Você S/A 2014. O resultado, que consagra a participação contínua da siderúrgica de Timóteo como integrante desse seleto grupo, foi anunciado na última quarta-feira (8/10), em São Paulo, durante evento promovido pela Editora Abril. Este ano, a publicação avaliou dados enviados por 384 empresas inscritas.

“Alcançar e manter nossa presença no Guia nos enche de orgulho, até porque o resultado vem, na sua maior parte, da avaliação dos nossos próprios empregados. Mas, hoje, a satisfação que sentimos por essa conquista renova nossa energia na busca diária pela melhoria dos nossos processos e performance, com foco na sustentabilidade do negócio e no aumento da competitividade em nível global. Afinal, queremos que a Aperam South America seja uma excelente empresa para se trabalhar hoje e no futuro”, comenta o presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães.

Ambiente de trabalho

As companhias presentes no Guia de 2014 conquistaram as melhores pontuações no Índice de Felicidade no Trabalho. Esse valor é calculado com base no Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT), que mede a percepção do funcionário sobre a empresa, e o Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas (IQGP), que avalia o que a companhia oferece aos empregados. Este ano, a nota final da Aperam South America foi de 73,8%, exatamente a mesma do ano passado. Entre os pontos positivos destacados pela publicação estão os investimentos em capacitação realizados pela siderúrgica.

O Guia destaca a contratação de 120 novos empregados em 2013, e outros 150 em 2014, para substituição de profissionais que estão se aposentando e a necessidade de treinamento para os novatos, enfatizando o desenvolvimento como uma marca da Aperam, percebida pelos empregados. “Quem trabalha aqui é visto pelas empresas concorrentes como frequentador de uma escola de altíssimo nível”, destaca o texto da publicação em alusão ao depoimento de um empregado. A gratificação de retorno de férias foi outro benefício que se destacou entre as ações da Empresa, na visão daqueles que responderam o questionário.

Metodologia
Em sua 18ª edição, a pesquisa é realizada pela revista Você S/A, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA). Para chegar ao resultado, a metodologia utilizada incluiu questionários aplicados a 500 empregados da Aperam, escolhidos aleatoriamente pela equipe da publicação.

A percepção dos empregados tem um peso de 70% no resultado final. O IQAT é obtido através da avaliação do grau de identificação do empregado com a companhia; do seu grau de satisfação e motivação; do quanto o empregado acredita ter desenvolvido e do quanto aprova seus líderes.

Já o IQPG é obtido através da avaliação de um formulário e de documentos preparados pela companhia, que detalham suas práticas de gestão, o chamado Caderno de evidência, com peso de 15%. A porcentagem restante, 15%, é obtida por meio da visita da jornalista, que se reúne com empregados de nível operacional, gestores, executivo de RH ou presidente da Empresa.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com