Cidades

Projetos do Executivo que alteram Orçamento são aprovados

Vereadores aprovaram matérias e derrubaram emendas modificativas na reunião de ontem   (Crédito: ACS/CMI)

IPATINGA – Após três meses tramitando na Câmara, foram aprovados na tarde desta segunda-feira (11) os dois projetos que alteram as diretrizes orçamentárias da cidade para 2013. Os textos receberam aval dos vereadores de Ipatinga durante sessão extraordinária ocorrida na sede do Legislativo, onde também foram rejeitadas as emendas ao projeto que visam a limitar o percentual de livre remanejamento pela Prefeitura Municipal.

A aprovação dos textos representa uma vitória para a Prefeitura, que viu seu projeto ser aprovado pela maioria dos parlamentares de forma integral. Na semana passada, o vereador Roberto Carlos (PV) chegou a apresentar duas emendas que modificavam o conteúdo da matéria. As alterações pediam que fosse reduzido o percentual de remanejamento orçamentário que o Executivo pode fazer sem pedir autorização à Câmara. No texto original, o Governo solicitava um percentual de até 30%, o que representa um montante de cerca de R$ 186 milhões. As emendas modificativas limitavam em até 10% a verba de livre remanejamento.

Antes de a emenda ser colocada para votação, o parlamentar defendeu seu ponto de vista na bancada e disse que o percentual pedido pela Prefeitura era alto demais e poderia fazer o Legislativo perder seu papel de fiscalizador. “Nós perderemos o controle da execução orçamentária. Podemos passar uma fita nessa Câmara”, afirmou.

O petista Sebastião Guedes, líder do Governo na Casa, respondeu Roberto Carlos e falou que não podia concordar com redução do percentual de livre remanejamento. Ele também prometeu que os gastos da Prefeitura seriam todos divulgados, para a devida fiscalização. Sobre eventuais desconfianças a respeito do livre remanejamento do orçamento, Guedes disse: “quem rouba um ovo, rouba uma galinha. Se o Governo não for capaz de gerir 20%, 30%, não também não vai conseguir administrar 10%”.

Após as considerações, os parlamentares colocaram as emendas em votação e apenas três vereadores votaram a favor: o autor, Roberto Carlos, Nilton Manoel (PSD) e José Geraldo Amigão (PV). O restante dos vereadores votou contra as emendas e fez as alterações caírem. Com a aprovação das alterações no Orçamento do jeito que foram elaboradas, as matérias seguem para o Executivo e podem, enfim, serem sancionadas e aplicadas pelo Governo.

PESAR
Durante a reunião da Câmara, também foi prestada uma homenagem ao jornalista Rodrigo Neto, assassinado na madrugada da última sexta-feira (8). Os vereadores e também os presentes dedicaram um minuto de silêncio ao repórter. O vereador Agnaldo Bicalho (PT) usou a tribuna para se manifestar sobre o caso e pediu que as causas do crime fossem apuradas com rigor. Para o parlamentar, o assassinato foi cometido por profissionais. “Isso é coisa de crime organizado. É coisa de gente especializada em matar”, afirmou e emendou: “esse é um crime contra toda a sociedade.”

A Comissão Permanente de Direitos Humanos da Casa encaminhou um ofício às Polícias Civil e Militar manifestando o interesse em acompanhar de perto todas as investigações. Também tramita no Legislativo uma moção de pesar em nome do jornalista que será votada na próxima reunião ordinária, em data ser definida.
Parte dos vereadores aderiu a um movimento iniciado por jornalistas ipatinguenses para homenagear Rodrigo Neto e colocaram em seus braços fitas pretas em sinal de luto pela morte do jornalista.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com