Cidades

Projeto Xerimbabo 2014 inicia suas atividades

IPATINGA – “Trinta Xerimbabos” é o tema desta edição histórica do projeto de educação ambiental da Usiminas. Este ano a comunidade poderá navegar pelos anos de história da iniciativa, revisitando os principais temas trabalhados ao longo da sua trajetória e ainda conhecendo o presente e o passado pela perspectiva da fauna e da flora brasileiras.

O primeiro contato com esse universo será feito pelos educadores do Vale do Aço, nos dias 20 e 21 de março, e de Serra Azul (região onde está localizada a Mineração Usiminas), nos dias 8, 9 e 10 de abril. Por meio dos seminários, eles se aprofundarão na temática para depois trabalhá-la em sala de aula com os estudantes. O encontro contempla oficinas pedagógicas, vivências e uma prévia interpretação dos personagens que compõem “Trinta Xerimbabos”. Tudo inteiramente gratuito.

O objetivo é fazer com que o professor desenvolva uma intimidade com o tema e assim amplie este horizonte com os alunos, preparando-o para as outras atividades propostas pelo Projeto Xerimbabo: concursos de redação, desenho, escola ecológica e a Exposição Cultural “Porandubixuera – A arte do Brasil Natural”, apresentada pelo Governo de Minas e Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O processo que se inicia com os seminários, trabalhos em sala de aula, participação nos concursos até chegar à exposição enriquece e gera mais qualidade ao Projeto, é o que afirma o gerente-geral de Meio Ambiente da Usiminas, Pedro Luis Pereira Ribeiro. “A partir deste trabalho os alunos chegam à exposição com a curiosidade aguçada em ver de perto a prévia apresentada pelo professor. Assim, eles se tornam mais envolvidos e questionadores, apreciando melhor cada instante da caminhada pelas trilhas do projeto”, conta.

Cada seminário tem a carga horária de quatro horas e o professor pode participar no período da manhã (7h30 às 11h30) ou da tarde (13h30 às 17h30), com agendamento prévio em ambas as cidades.

SERVIÇO
Seminários Projeto Xerimbabo Usiminas
Período: 20 e 21 de março
Inscrições: até 18 de março
Informações: (31) 3801-4389

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com