Cidades

Projeto Novos Caminhos Timóteo vai reintegrar apenados pelo trabalho

Iniciativa pretende resgatar atraso histórico ao calçar ruas e praças em comunidades que ainda não contam com esse benefício

TIMÓTEO – “Estamos aqui contemplando um projeto que expressa o que o país inteiro, o Estado de Minas e a nossa cidade procuram: um Novo Caminho. A criatividade se tornou imperiosa nesse momento se a gente se deixasse levar por esse momento crítico não estaríamos aqui celebrando o lançamento do projeto Novos Caminhos Timóteo”. A frase do prefeito Douglas Willkys foi proferida durante o lançamento do projeto, que nasceu a partir da utilização do agregado siderúrgico da Usiminas e que em Timóteo será utilizado como matéria prima na produção de bloquetes pavies pelos presos da cadeia de Timóteo.

Douglas: criatividade para superar o momento difícil

A solenidade, no auditório da Prefeitura de Timóteo, contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça, da Câmara de Vereadores, da Cadeia Pública de Timóteo, da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), da Fiemg Regional Vale do Aço, da Usiminas, da APAC, dos Clubes de Serviços, Associação de Moradores, e de representantes de várias cidades do Leste de Minas Gerais.

O momento difícil ao qual o prefeito se referiu está relacionado à crise financeira que estados, municípios e o país atravessam e que exige criatividade dos gestores públicos. Douglas aproveitou a oportunidade para fazer um relato sobre a origem da proposta que surgiu a partir da doação de mil metros quadrados de bloquetes de agregado siderúrgico pela Usiminas.

A partir daí e após uma conversa com o diretor geral da cadeia de Timóteo, Leandro Cristino, cuja unidade possuía uma máquina para a produção de premoldados e que estava parada há uns seis anos. A ideia começou a “ganhar corpo”. O prefeito contactou a Usiminas, a Precomol e outras instituições que aderiram de imediato à iniciativa. “Vejo um horizonte promissor com essas parcerias e pelas questões ambiental, social e econômica envolvidas”, disse Douglas Willkys.

NOVO OFÍCIO

A produção dos bloquetes sairá pela metade do preço de mercado, mas o ponto central na avaliação do prefeito é a oportunidade “de os apenados aprenderem um novo ofício e de se redimirem de forma digna por meio do trabalho”. Douglas também citou a possibilidade de garantir um direito básico às comunidades que ainda não dispõem de ruas pavimentadas. “Vamos reparar um atraso histórico com os moradores que ainda não possuem calçamento em suas ruas e são obrigadas a conviver com a poeira, quando está sol, e com a lama, quando chove”, pontuou Douglas Willkys. Ele antecipou o seu desejo de calçar o maior número de ruas possível durante a sua gestão à frente da Prefeitura de Timóteo. “Juntos com pessoas de bem afirmo que é possível um novo caminho para a cidade”, reiterou o prefeito.

O Diretor Executivo de Produção da Usiminas, Américo Ferreira Neto, disse que estava feliz em participar de um projeto que vai ao encontro do desenvolvimento sustentável dentro da plataforma Mobiliza pelo Trabalho da Usiminas. Ele destacou que o programa levou pavimentação a 54 municípios dentro do programa ‘Caminhos do Vale’, transformando resíduos (siderúrgicos) em benfeitorias.

Ailton Silveira, o “Ailtinho” (MDB), disse que a iniciativa de implantar o projeto Mobiliza consolida a Usiminas como a “principal empresa cidadã na prática”

Para CIMVA, projeto consolida Usiminas como empresa cidadã

IPATINGA – O presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço (Cimva) e prefeito de Entre Folhas, Ailton Silveira, o “Ailtinho” (MDB), disse que a iniciativa de implantar o projeto Mobiliza consolida a Usiminas como a “principal empresa cidadã na prática” para a sociedade regional. O comentário foi feito durante a  cerimônia de lançamento do programa “Novos Caminhos”, terceira plataforma do projeto Mobiliza.

Ele enalteceu a importância do projeto em andamento há cerca de quatro anos e com gestão executiva da entidade que preside. Lembrou que o Mobiliza – Pelos Caminhos do Vale melhora as estradas rurais e urbanas sem pavimentação, enquanto o Mobiliza – Todos pela Água recupera nascentes e áreas degradadas na zona rural. Já o Mobiliza – Pelo Trabalho utilizará mão de obra de presidiários na produção de blocos intertravados para calçamento de áreas públicas, tais como ruas, praças e estacionamentos.

PRÓXIMA ETAPA

Ailtinho afirmou que esta terceira plataforma do Mobiliza continuará trazendo grande benefício social para as mais de 1,3 mi de pessoas em 54 municípios. Disse que o programa já proporcionou a utilização de 2,3 mi de  toneladas de agregado siderúrgico, melhorando mais de 1,8 mil quilômetros de estradas rurais e propiciando o início da recuperação de aproximadamente 3 mil nascentes, em todo o Leste Mineiro. “Agora, ofereceremos trabalho para a comunidade carcerária, numa grande ação social. Temos que agradecer a Usiminas, pois isso é ser uma empresa cidadã na prática”, ressaltou o presidente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com