Cidades

Projeto da Usiminas ganha prêmio internacional de sustentabilidade

IPATINGA – A Usiminas recebeu o prêmio Excelência em Sustentabilidade da World Steel Association, pelo programa Caminhos do Vale. A cerimônia foi realizada em Bruxelas, na Bélgica, onde acontece a 44ª edição da conferência anual da entidade, e reuniu líderes dos principais grupos siderúrgicos mundiais. O presidente da Usiminas, Sergio Leite, representou a empresa na cerimônia e recebeu o troféu de André Johanpeter, CEO da Gerdau.
Desenvolvido há cerca de três anos, o Caminhos do Vale destina o agregado siderúrgico – oriundo do processo de produção de Aciaria, com alta resistência ao desgaste – desenvolvido especificamente para a pavimentação de estradas rurais. Em contrapartida à doação do produto, as prefeituras participantes se comprometem com o desenvolvimento de programas socioambientais em prol das comunidades e com a recuperação de nascentes.

BENEFÍCIOS

Desde o lançamento do programa, mais de 1,3 milhão de toneladas já foram utilizadas em cerca de 850 quilômetros de estradas rurais, na restauração de 50 km de vias urbanas e na recuperação de 35 pontes, encostas e áreas degradadas no colar metropolitano do Vale do Aço, beneficiando cerca de 750 mil pessoas. Até a primeira quinzena de outubro, 899 nascentes já foram identificadas e recuperadas no âmbito do programa. O sucesso da iniciativa também rendeu a inclusão da Usiminas no Banco de Boas Práticas da Fiemg e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) e também o prêmio Hugo Werneck 2016, uma das mais importantes premiações ambientais do Brasil.
“Receber esse prêmio em meio a tantas iniciativas relevantes nos traz uma grande alegria. Nossa empresa nasceu no Vale do Aço e temos muito orgulho em apresentar ao mundo uma iniciativa do time Usiminas, que nasceu local, mobilizou as comunidades vizinhas e que já mostra potencial para muitos desdobramentos”, avalia Sergio Leite, presidente da Usiminas.

FIM DO ISOLAMENTO
O executivo ressalta que o Caminhos do Vale, além de ligar comunidades por muito tempo isoladas, traz consigo uma visão de futuro importante, ao colocar a questão da água como contrapartida principal e envolver toda a comunidade beneficiada nas ações. “A questão hídrica é um desafio comum a todos os povos. Ao longo das ações do programa, vimos que as pessoas se mobilizaram e estão atentas à necessidade de cuidar das fontes de água e para a importância da educação ambiental das novas gerações”, conta. Leite lembra, ainda, das novas possibilidades de geração de emprego e renda abertas a partir do programa. “Temos visto como uma estrada de qualidade é capaz de trazer novas ideias e possibilidades para as pessoas. Já temos exemplos de cidades que puderam integrar sitiantes e comunidades agrícolas às feiras realizadas na sede urbana, gerando renda para essas pessoas, ou mesmo que estão podendo aproveitar oportunidades turísticas agora que dispõe de acessos seguros”, conta.

INTERNACIONAL

O Steelie Awards é uma iniciativa da World Steel Association que reconhece empresas e personalidades do mercado siderúrgico por suas contribuições para a indústria no último ano. A categoria Excelência em Sustentabilidade premia iniciativas que trouxeram impactos positivos nos três pilares da sustentabilidade – social, ambiental e econômico. A premiação avalia, ainda, o alcance das ações e o envolvimento das comunidades e outros públicos na iniciativa. A avaliação dos projetos inscritos é feita por um grupo de julgadores internos e externos à associação. Além da Usiminas, a ArcelorMittal Tubarão, localizada em Vitória (ES) também recebeu o troféu na categoria.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com