Cidades

Programa vai agregar valor aos produtos do setor metalmecânico

Conforme Anastasia, o ProValor objetiva gerar empregos de qualidade e intensificar o conteúdo tecnológico das empresas    (Crédito: Wellington Pedro)

 

BH – O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta quinta-feira (24), a criação, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), do Programa de Agregação de Valor ao Produto Mineiro (ProValor). O programa tem como objetivo o fomento à geração de empregos de qualidade, a intensificação do conteúdo tecnológico das empresas, o aumento da participação das empresas envolvidas no mercado, com o consequente aumento da arrecadação, por meio da ampliação de base tributária e do maior valor do produto industrial mineiro.
“Queremos dar um salto qualitativo no planejamento econômico de Minas Gerais, a partir de um diagnóstico setorizado da indústria mineira, sua aproximação com as necessidades de mercado e uma maior interação entre o setor produtivo e o meio acadêmico, produtor de conhecimento”, definiu o governador.
O projeto terá também como parceira a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através da Escola de Engenharia, que fará um diagnóstico do segmento metalmecânico, um dos principais setores da indústria de transformação mineira. O projeto piloto, que deverá estar concluído num prazo de 12 meses, será implantado na região do Vale do Aço e será coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
De acordo com o Barômetro da Inovação Global, pesquisa global promovida pela General Eletric e lançada na última quarta-feira (23) na sede da Confederação Nacional da Indústria, 86% dos executivos de empresas inovadoras, apontam a inovação como a melhor maneira de criar empregos e gerar uma economia mais competitiva.

MAIS EMPREGO
A taxa de desemprego em Minas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, na Região Metropolitana do Vale do Aço foi de 10,18% e, no Vale do Rio Doce, foi de 8,78%, enquanto a média do Estado ficou em 6,70%. Esse indicador, disse o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fábio Veras, reforça a importância de um olhar especial sobre esta região.
Diante do ambiente positivo da economia mineira e a tendência de queda da taxa de desemprego no Estado, o Governo de Minas, além de manter as atuais políticas de geração e promoção do emprego, buscará promover, com o ProValor, a oferta de trabalho qualificado e as oportunidades de especialização do trabalhador, através de experiências profissionais, de capacitações e da educação formal, abrindo perspectiva de trajetória de longo prazo e de realização profissional.

DIA DA INDÚSTRIA
O governador Antonio Anastasia participou, na noite dessa quinta-feira (24), no Expominas, em Belo Horizonte, das comemorações do Dia da Indústria, celebrado oficialmente nesta sexta-feira (25). O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Anastasia falou da importância de se festejar o Dia da Indústria. Anastasia afirmou ainda que, neste ano, o Dia da Indústria, está sendo comemorado num cenário extremamente otimista e positivo. “Minas Gerais tem hoje um patamar de desenvolvimento e prosperidade que não imaginávamos há alguns anos. Ao longo dos últimos dez anos, Minas apresentou à nação resultados extraordinários. E nesse quadro a indústria mineira também realizou um trabalho excepcional”, disse o governador.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com