Cidades

Programa EJA garante inclusão social

Secom PMI

Uma experiência inédita desenvolvida em Ipatinga comprova que a Educação pode e deve transformar a vida das pessoas, em todos os níveis de ensino e classes sociais. Por iniciativa da Prefeitura, o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi reestruturado e ampliado na rede municipal, e hoje tem condições de mudar os destinos de pessoas até então desassistidas e carentes de oportunidades.

O flanelinha Franscisley Rosa da Silva, de 25 anos, que atualmente “vive” em situação de rua, encontrou nas aulas do EJA mais motivos para ficar longe do crack e conquistar novos objetivos de vida. “O estudo me deu foco. Quero me formar, ter minha casa e conviver mais com meus irmãos novamente”, conta o rapaz, que diz estar se esforçando para concluir o Ensino Fundamental e dar continuidade aos estudos “Hoje já posso sonhar em cursar uma faculdade”, afirma.

PARCERIA
De acordo com a coordenadora da EJA em Ipatinga, Maria Auxiliadora Pimentel de Oliveira, a parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social surgiu a partir de uma demanda do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP). “Fomos convidados a realizar uma palestra de apresentação da EJA para os usuários do Centro POP e dali surgiu a demanda de alunos”, comenta.

Os novos estudantes estão matriculados e assistem às aulas na Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, do bairro Veneza II. “Escolhemos a unidade de maior proximidade com o Centro de Ipatinga, pensando na locomoção dos alunos”, explica a coordenadora, sobre a escolha da unidade escolar para implantação do projeto inédito na região.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com