Cidades

Programa de Iluminação Pública já chegou a 1300 pontos de Ipatinga

A Avenida Carlos Chagas, no Cidade Nobre, está mais iluminada e passa por reforma de pavimentação

IPATINGA – Em apenas dois meses, pelo menos 36 ruas e trechos viários de Ipatinga já receberam serviços de extensão de rede, instalação de postes, melhorias e novas lâmpadas de Led. O programa de ampliação e eficientização do sistema municipal de iluminação pública é realizado pela Prefeitura e mantido com recursos provenientes da Contribuição de Serviços de Iluminação Pública (Cosip). Antes de serem liberados para implantação, os lotes de serviços implantados na cidade são submetidos à aprovação técnica por parte da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

O programa de gestão da iluminação pública em Ipatinga começou a funcionar em setembro do ano passado. Desde então, o município assumiu a responsabilidade pela troca de lâmpadas queimadas ou danificadas em toda a rede. O processo de municipalização dos serviços obedece às determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contidas nas Resoluções 414/2010 e 479/2012.

PONTOS

Até agora, quase 1.300 pontos de iluminação pública na cidade já receberam algum tipo de intervenção prevista no plano de modernização. Nos últimos 60 dias, também, serviços de expansão e/ou eficientização foram realizados em mais de 37 mil metros lineares de rede. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) quer melhorar a luminosidade em trechos da malha viária urbana e na área rural, com economia para os cofres públicos e maior eficiência, aumentando as condições de segurança para moradores, comerciantes, motoristas e pedestres nesses locais.

EXTENSÃO
No programa de extensão da rede, diversos pontos que antes ficavam no escuro passaram a contar com iluminação pública. Na Rua Paranavaí, a Prefeitura realizou as obras de pavimentação e drenagem, aprovadas no Orçamento Participativo de Ipatinga (Compor). Posteriormente, foi feita a implantação de cinco postes para iluminar um dos acessos do bairro Caravelas à BR-381.

LOCALIDADES
Novos trechos urbanizados pela Prefeitura nos últimos anos também já foram ou deverão ser contemplados com iluminação pública. A Rua Um, na ligação dos bairros Planalto (Ipatinga) e Cidade Nova (Santana do Paraíso), era um antigo caminho de terra batida e se transformou numa estrada asfaltada, com passeio, sistema de drenagem e toda iluminada.

No Nova Esperança, a Prefeitura finaliza as obras de abertura e pavimentação da Rua 16, mas desde junho os moradores desfrutam de iluminação pública próxima de suas casas e não escondem a satisfação. “É muito bom poder sair à noite com segurança e ver as crianças brincando sem riscos de acidentes. Depois de muitos anos, é mais um sonho virando realidade”, observou o servente Ronilson da Silva, que reside há 23 anos no bairro. No Nova Esperança, a Prefeitura concluiu as obras de interligação das Ruas Camomila e Narciso, e a iluminação do novo trecho faz parte de um lote que aguarda aprovação técnica da Cemig para ser executado.

MAANAIM
Também já foram realizados serviços de extensão de rede na parte final da Rua Nova Almeida (Vila Ipanema), entre as Ruas Manhuaçu e Itaipava e na escadaria da Rua Maripá, entre as Ruas Mantena e Mariópolis (Tiradentes), e nas Ruas Usimec (Vila Formosa) e Acerola (Limoeiro). Na estrada da Bucaina, no distrito de Barra Alegre, estão em fase final as intervenções para remoção e fixação de postes.

Na Avenida Maanaim, que está em construção para fazer a ligação do Parque Ipanema até a região do Canaã/Bethânia, 55 postes já foram instalados nas etapas mais adiantadas. Uma parte foi ligada e está em funcionamento cobrindo a pista de aproximadamente 800 metros que liga sete ruas do Iguaçu até a Avenida Burle Marx. A outra vai iluminar a pista e a ciclovia no trecho entre a ponte da Rua Visconde de Mauá, no Cidade Nobre, até a área da feira do Canaã, na Avenida Simon Bolivar.

DESTAQUE
No Cariru, as principais vias que cortam o bairro já contam com iluminação em Led, incluindo a pista de caminhada e a Avenida Itália, as Avenidas Japão e das Nações e as Ruas Estados Unidos, Costa Rica e Argentina. A iluminação revitalizada está perceptível também na Avenida Fernando de Noronha e Rua Tomé de Souza (Bom Retiro), na Avenida Castelo Branco e Ruas Carvalho, Sequoia, Palmeiras, Jequitibá, Cedro, Eucalipto, Jacarandá e Buritis (Horto) e na Avenida Carlos Chagas (Cidade Nobre). O mesmo acontece na Rua Edgard Boy Rossi e no Paço Municipal (Centro), onde se localizam as sedes da Prefeitura, da Câmara e do Fórum.


A Avenida Maanaim, entre o Parque Ipanema e a região do Canaã, já conta com postes instalados na etapa
mais avançada de construção

Serviços de manutenção têm 95% de resolutividade

Na primeira etapa do processo da municipalização da gestão dos serviços de iluminação pública em Ipatinga, a Prefeitura assumiu a responsabilidade pela manutenção da rede a partir de setembro do ano passado. A prioridade é garantir a realização da troca de luminárias queimadas ou defeituosas em qualquer parte da cidade.

Para solicitar a manutenção da rede, basta o interessado acessar o Portal do Cidadão – www.ipatinga.mg.gov.br, clicar no banner próprio do programa, se identificar e preencher um formulário de ocorrência. Os pedidos podem ser registrados também gratuitamente pelo telefone 0800-2574443. Além da participação dos próprios moradores, fiscais da Prefeitura ficam de prontidão para monitorar a rede e identificar os locais que necessitam de reparos, fazendo a notificação da empresa contratada para realizar a troca de lâmpadas ou luminárias.

O prazo estipulado para execução dos serviços é de até 96 horas, a contar do registro do protocolo de solicitação. Atualmente, o sistema apresenta mais de 10 mil solicitações de troca de lâmpadas danificadas na cidade. Os serviços de manutenção da rede apresentam um índice de resolutividade em torno de 95% do total de demandas encaminhadas ao Departamento de Enegia e Saneamento (Desa) da Prefeitura de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com