Cidades

Profissionais de saúde são capacitados sobre acidentes com animais venenosos

IPATINGA – Médicos e enfermeiros – referências técnicas – do Departamento de Vigilância em Saúde, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Municipal da Prefeitura de Ipatinga participaram nesta semana de uma capacitação, nas dependências da Faculdade Única, no bairro Bethânia, sobre a utilização e o armazenamento de soros antivenenos. Os profissionais foram ainda atualizados sobre a importância da notificação adequada de acidentes com animais peçonhentos e as ações de vigilância epidemiológica, visando o diagnóstico e tratamento adequados aos pacientes do SUS.

MENOS SORO

Promovido por técnicos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o evento é realizado num momento em que há uma baixa nos repasses destes soros por parte do governo estadual às Secretarias de Saúde dos municípios mineiros. A capacitação teve a presença de profissionais da Saúde de municípios de toda região do Vale do Aço.

Os animais peçonhentos são aqueles que produzem veneno e podem introduzi-lo no corpo de uma pessoa através de presas, ferrões, cerdas urticantes, entre outros.

ÓBITOS

No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que, somente em 2017, 399 pessoas foram a óbito por terem sido picadas por esses animais. Ainda de acordo com o órgão, Minas Gerais é o terceiro estado com maior número de registros de acidentes. O mais comum foi o causado por escorpião, sendo que 63% dos casos ocorreram em área urbana, seguido de aranha e serpente.

CASOS EM IPATINGA

Em Ipatinga, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde registraram até o momento 115 acidentes causados por picadas de animais peçonhentos. No ano passado, foram 230 notificações. Do total, 118 casos foram por picadas de escorpião, seguido de 67 por picadas de abelhas e 19 por serpentes.

Participante do encontro, a médica infectologista Carmelinda Lobato destacou a importância dos profissionais de Saúde saberem identificar os animais peçonhentos presentes na cidade para que o uso adequado do soro seja feito em caso de intercorrências.

Carmelinda Lobato: a capacitação sobre animais peçonhentos é realizada num momento que há redução por parte do governo no envio de soros antivenenos

PROCEDIMENTO

A administração precoce e correta do soro é fundamental para o sucesso do tratamento. Entretanto, a população também deve ficar atenta para evitar complicações. “Em caso de acidente com animal peçonhento, deve-se, no máximo, lavar o local com água e sabão e encaminhar o paciente imediatamente para atendimento médico”, explica. Não é recomendado o uso de torniquetes, garrotes ou qualquer outro procedimento que não seja o realizado pelos serviços de saúde.

“Outro dado importante é que cerca de 70% dos acidentes ocorrem na região das pernas, e, por isso, é preciso ficar atento para questões como o uso de vestimenta adequada ao fazer atividades em mata alta”, explica a médica.

NOTIFICAÇÃO ADEQUADA

A notificação adequada dos acidentes também foi tema da capacitação. Afinal, todos os casos devem ser notificados por meio de ficha específica, independentemente do animal causador dos acidentes ter sido identificado ou não. A notificação deve ser feita, obrigatoriamente, por médicos, outros profissionais de saúde ou responsáveis pelos serviços públicos e privados de saúde, que prestam assistência ao paciente. Os soros são distribuídos com base nos dados da ficha de notificação lançada no sistema de notificações.

Cuidados que podem evitar acidentes

Veja alguns cuidados simples podem ajudar a evitar acidentes com animais peçonhentos.

. Entre com cuidado em locais que ficaram fechados por muito tempo;

. Sacuda cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis que ficaram no imóvel no período em que ele permaneceu fechado;

. Afaste as camas das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários;

. Limpe o interior e os arredores da casa usando luvas, botas e calças compridas;

. Evite o acúmulo de lixo, entulhos e materiais de construção próximos a casa;

. Nunca colocar as mãos em buracos ou frestas;

. Sempre use luvas ao fazer a limpeza de uma casa fechada por muito tempo;

. Caso encontre algum animal peçonhento dentro de casa, afaste-se dele sem assustá-lo e entre em contato com os bombeiros ou com o Centro de Controle de Zoonoses da sua cidade.

. Em regiões de mato alto usar sempre calça comprida e botas;

. Próximo a matas e na beira de estradas, evite deixar as portas do carro abertas, principalmente ao anoitecer;

. Jamais pegue animais peçonhentos com as mãos, mesmo que eles pareçam mortos;

. Manter limpos os locais próximos a residências, calçadas, jardins, quintais, paióis e celeiros.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com