Cultura

Processo de criação de luz é tema do Oficinas Culturais – Trocas Coletivas

IPATINGA – O iluminador Wladimir Medeiros é o convidado desta semana do projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas. Wladimir conversa com Claudinei de Souza, diretor de produção do Oficinas Culturais e Morrison Deoli, também iluminador cênico, a partir das 20h, do dia 21 de outubro, no You Tube: Oficinas Culturais Ipatinga, sobre o processo de criação de luz para espetáculos e os desafios para executar projetos em espaços apropriados e outras vezes adaptados. Durante o bate papo os participantes podem participar da conversa, enviando suas perguntas pelo chat.

TRAJETÓRIA

Com cerca de 28 anos de atuação no ramo, Wladimir começou como oficce-boy do Sindicato dos Artistas. Foi convidado a trabalhar no teatro Marília, primeiro como contrarregra e depois como assistente de iluminação. Ele destaca que sua grande formação foi no teatro Marília. Depois trabalhou no teatro da Praça e com várias companhias de teatro como Sonho e Drama, Trupe Pierrot Lunar e Carlos Gradim. 

Wladimir é coordenador e professor do Núcleo Técnico de Artes Cênicas, o NUTAC, que foi fundado em 2009, com o objetivo de possibilitar uma formação e capacitação de técnicos em iluminação, cenário, figurino, cenotécnica, bem como design de iluminação, com aulas teóricas e práticas. O Núcleo atua tanto na capital como no interior do estado, ministrando oficinas gratuitas de técnica de iluminação cênica, buscando com isso contribuir com a formação de profissionais para o setor.

TRABALHOS

De 1993 a 2011 assinou diversos projeto de luz para importantes companhias da cena mineira, como Grupo Deu Palla, Cia. Burlantins, Grupo Amatrux, Cia. Sera Quê?, Grupo Pierro Lunar, Trio Amaranto, entre outros. De 2008 a 2011 foi coordenador de iluminação dos shows do Conexão Vivo. Com o Grupo Galpão, participou de importantes festivais e turnês tanto no Brasil, quanto no exterior, como na Espanha, Chile, Portugal, Venezuela, Holanda e Estados Unidos, com os espetáculos Romeu e Julieta, A Rua da Amargura e Um Moliere Imaginário.

Morrison Deoli, destaca que Wladimir Medeiros é uma grande referência na área em Minas Gerais pelo seu trabalho como iluminador e fomentador do ensino da iluminação cênica. Acredito ser oportuno falarmos da situação crítica que os técnicos têm vivido durante a pandemia. A grande maioria vive como free-lancers e dependem exclusivamente deste trabalho. A pandemia tem causado um grande impacto nesta área, pois muitos profissionais estão migrando, para o comércio, indústria e construção civil, avalia Deoli.

PATROCÍNIO

O Oficinas Culturais – Trocas Coletivas conta com o patrocínio da Usiminas, Pedreira Um Valemix e Valemassa. Conta com o Incentivo do Governo do Estado de Minas Gerais por meio da Lei estadual de Incentivo à Cultura. A realização e direção de produção é de Claudinei de Souza, com produção de Marilda Lyra e Rodolfo Bello. Informações pelos telefones (31) 98883 – 3142, (31) 99966 – 4166 e (31) 98662 – 4085.

SERVIÇO

Oficinas Culturais – Trocas Coletivas 20 anos

Local: Youtube – Oficinas Culturais Ipatinga

Dia 21 de outubro, às 20h – Live com Wladimir Medeiros, com participação de Morrison Deolli – “Iluminação Cênica – Processos de Criação e Carreira”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com