Cultura

Primavera dos Museus continua em Ipatinga até final de semana

A Estação Memória está sendo palco das atividades da 7ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”

IPATINGA – Exposição, palestra, música, dança e artes cênicas sobre a cultura afro-brasileira fazem parte da programação especial preparada para a 7ª Primavera dos Museus de Ipatinga. As atividades acontecem na Estação Memória e vão até o final da semana.

Na noite de terça-feira (24), o Grupo de União e Consciência Negra de Ipatinga e Santana do Paraíso (Grucon-ISP) apresentou canções que contavam a história do povo africano. Um grupo de mulheres tomou conta do pátio da Estação Memória para cantar e dançar Ciranda, fazendo parar quem passava pela esquina da rua Belo Horizonte com Montes Claros.

PRESERVAÇÃO
Conforme explica a representante do Grucon, Maria Helena Miguel, o tema “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”, eleito este ano pelo Instituto Brasileiros de Museus (Ibram), para a 7ª Primavera dos Museus, veio para preservar a cultura daqueles que representam a raiz de nossa sociedade. “Esta é uma oportunidade de apresentar às novas gerações os valores e os saberes de um povo que influenciou diretamente a história do Brasil”, avalia.

Na sequência, uma roda de capoeira foi apresentada pelos alunos e membros da Associação Desportiva e Cultural Quilombo do Queimado. Ao som do berimbau e do atabaque, os capoeiristas chamaram a atenção do público, como aconteceu com o gerente de vendas, Demétrius Machado, que parou para assistir à apresentação. “A capoeira é hoje praticada em todo o Brasil, mas é importante lembrar que é uma arte de origem africana. Resgatar e preservar a cultura de quem ajudou a construir a história do nosso país é muito importante”, considera.

EXPOSIÇÃO
O público ainda conferiu uma série de apresentações cênicas que foram intercaladas às rodas de capoeira. “Morte do pescador”, “História de uma luta”, “Puxada de rede” e “Maculelê” revelaram momentos marcantes da história dos africanos no Brasil, tais como a vida nos canaviais, o surgimento da capoeira, a exposição do negro em praça pública e a luta deste povo pelo sustento da família.

No interior da Estação Memória, um acervo de objetos de origem africana fica em exposição até sexta-feira (27), entre 8h e 18h. A visitação é aberta ao público e a entrada é franca. De acordo com o portal do Ibram, a Primavera dos Museus bateu recorde este ano, envolvendo 884 museus e centros culturais de todas as unidades.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com