Cultura

Prévia de documentário resgata memória do Massacre de Ipatinga

Sobreviventes abrem as janelas da memória e revelam suas impressões sobre o episódio que ficou conhecido como “Massacre de Ipatinga”     (Crédito: Nilmar Lage)

IPATINGA – Para homenagear os trabalhadores que vivenciaram o episódio conhecido como “Massacre de Ipatinga”, a Prefeitura promove, nesta segunda-feira (07), a exibição de uma prévia do vídeo-documentário “Senta a Pua”. O encontro acontece na Estação Memória, a partir das 19h, e será mediado pelos jornalistas e diretores do média metragem, Nilmar Lage e Thiago Moreira.

O vídeo-documentário, ainda em fase de produção, é uma iniciativa independente de seus diretores e reúne relatos de alguns personagens que, há exatos 50 anos, sobreviveram à violência da ação militar contra os trabalhadores da usina de Ipatinga. “Senta a pua”, segundo os entrevistados, era a ordem dada para que os soldados atirassem contra os operários, na manifestação ocorrida em 7 de outubro de 1963.

REVOLTA

De acordo com documentos históricos, o conflito teve início quando funcionários, revoltados com as más condições de trabalho e com as revistas realizadas pela segurança patrimonial da siderúrgica, resolveram se manifestar sem armas, na portaria da empresa. Sob a justificativa de controlar a manifestação, um policial, munido de uma metralhadora giratória, posicionado em cima de um caminhão, começou a atirar contra os operários, deixando mortos e feridos.

O vídeo revela as impressões de alguns personagens que vivenciaram a tensão daquele momento e resolveram abrir as janelas de suas memórias para resgatar essas impressões sobre o ocorrido. Cicatrizes, dúvidas e medo trazem à tona uma história ainda mal esclarecida na região.
O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com