Cidades

Presidente e embaixador do Líbano ressaltam a integração com Minas

O embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah, lembrou que Minas Gerais se tornou uma parte querida da diáspora libanesa no mundo

BH – Em correspondência enviada ao presidente da Associação Cultural Líbano Brasileira de Minas Gerais (ACLB-MG), Sérgio Moreira, no último sábado (6), o presidente da República do Líbano, Michel Aoun, cumprimentou a instituição pelas iniciativas de integração e divulgação da cultura libanesa no Estado de Minas Gerais. A mensagem foi lida durante o jantar realizado no sábado, no salão de festas do Vila Árabe, em Belo Horizonte, que reuniu libaneses e seus descentes da capital e de várias regiões mineiras. Durante o evento, também foi apresentada a mensagem enviada pelo embaixador do Líbano no Brasil, Joseph Sayah.

VÍNCULOS

O presidente libanês ressaltou que “longas distâncias geográficas são muitas vezes uma razão para cortar qualquer vínculo entre pessoas, mas os libaneses foram pioneiros em quebrar esta regra. A sua presença nos quatro cantos do globo não os impediu de manter o vínculo de sua relação com sua pátria, com seus parentes no Líbano; e não é segredo que este vínculo foi uma das principais razões para a resistência do Líbano e para superar as dificuldades que o atingiram, ameaçando sua existência”.

Michel Aoun prossegue, dizendo que “depois que os emigrantes abriram uma passagem para o Líbano de um lado, esforçamo-nos desde que assumimos o cargo, para criar outra, do Líbano para eles, para que eles percebam que o que fazem nos países de emigração é de interesse para seus parentes e para todos os libaneses que os amam reciprocamente”.

EMBAIXADOR

Em mensagem de vídeo, o embaixador Joseph Sayad lembra que já se passaram mais 100 anos, desde que o primeiro imigrante libanês chegou em Minas Gerais”. Sayad assinalou que graças às conquistas e ao sucesso da comunidade de emigrantes do Líbano e seus descendentes, o Estado se tornou uma parte querida da diáspora libanesa no mundo. “A melhor maneira de honrar e homenagear a memória dos antepassados é reconectar-se com o Líbano” – frisa o embaixador.

EVENTO

Cerca de 100 libaneses e descendentes, autoridades, políticos, dirigentes de entidades culturais e econômicas líbano-brasileiras participaram do I Grande Jantar Libanês de Belo Horizonte, organizado pelo diretor da ACLB-MG na capital, Gilmar Saliba. Além de Belo Horizonte, o evento contou com a representação das comunidades libanesas de Contagem, Ipatinga, Governador Valadares, Viçosa, Lavras, Teófilo Otoni e Juatuba. Durante o evento, houve apresentação de danças árabes por dançarinas da Companhia de Danças Cíntia Barros, de Ipatinga, e pronunciamento do presidente da Associação Cultural Líbano Brasileira de Minas Gerais, Sérgio Moreira.

Estiveram presentes ao evento, o deputado federal Eros Biondini; deputado estadual Cláudio do Novo Mundo; Bernardo Brandão Viana, representante do vice-governador Paulo Brant; Cristiana Kumaira,presidente da Câmara de Comércio Brasil Líbano (CCBL); Leonardo Abu Rachid, ex-presidente da CCBL; Sérgio Moreira, presidente da Associação Cultural Líbano Brasileira; Gaby Madi presidente do Clube Libanês de Belo Horizonte; e Estevão D’Ávila Freitas, vice-reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara.Também marcaram presenças, entre outros, Frederico Abu Rachid e Edmond Curi, diretores da Câmara de Comércio Brasil Líbano; Elias Obeid, juiz de Direito de Belo Horizonte; Cácia Stumps e Valdênia Geralda de Carvalho, diretoras da Escola Superior Dom Helder Câmara; William Saliba, vice-presidente, e Vera e Nelly Tufik Lauar, diretoras da ACLB-MG.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com