Cidades

Presidente da Usiminas comenta cenários da siderurgia

IPATINGA – Em reunião on-line promovida nessa quinta-feira (08/04), pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o presidente da Usiminas, Sergio Leite, apresentou um panorama da siderurgia mundial, do país, e da própria companhia. Na avaliação do executivo, tanto o mercado global quanto o brasileiro enfrentam grandes desafios, como uma grande capacidade ociosa e uma alta concentração de mercado na China, mas também de oportunidades. No Brasil, segundo ele, temos um importante potencial de crescimento no consumo de aço, mas, para torná-lo realidade, é fundamental uma agenda de iniciativas do governo e a modernização da economia.

Ssérgio Leite destacou a atuação social da Usiminas em Ipatinga e áreas de influência

ESTAGNAÇÃO

“Demanda de aço e crescimento econômico andam juntos e no Brasil o consumo per capita está estagnado há mais de quatro décadas. Para captar o potencial extraordinário que temos em áreas como óleo e gás, ferrovias etc, precisamos adotar medidas urgentes como a implementação da agenda de reformas do governo, em particular as reformas tributária e fiscal; aprimorar os marcos regulatórios – sejam para aumento da demanda ou da competitividade da indústria brasileira; promover a isonomia competitiva do país e garantir a competitividades das exportações para produtos manufaturados”, avalia.

USIMINAS

Sobre a Usiminas, Sergio Leite destacou os recentes resultados obtidos pela companhia no ano passado, após um período de adoção de diversas medidas de adequação aos impactos da pandemia. Entre outras conquistas, a companhia fechou o ano passado com um Ebitda Ajustado Consolidado de R$ 3,2 bilhões, uma elevação de 62% em relação ao ano anterior, o melhor resultado em doze anos. O presidente comentou ainda os ganhos e o aprofundamento da companhia nos temas da agenda ESG, sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa, composta por uma série de iniciativas ambientais e sociais por parte das empresas e que se tornam cada vez mais decisivas no mercado global de aço.

ATUAÇÃO SOCIAL

“A Usiminas tem uma atuação social sólida, iniciada ainda na fase de sua implantação na região onde é hoje a cidade de Ipatinga. Além de diversas iniciativas próprias, atua por meio da Fundação São Francisco Xavier e do Instituto Usiminas nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Esporte, fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas. E continuamos avançando também na agenda ambiental, como mostram os recentes investimentos feitos na Usina de Ipatinga, o desenvolvimento de metas e indicadores corporativos de sustentabilidade, entre tantas outras ações”, afirma. Mais um passo importante na agenda sustentável da companhia, segundo Leite, será dado inclusive já na próxima quarta-feira, quando a Usiminas assina formalmente sua adesão ao Pacto Global da ONU.

AGENDA CONJUNTA

A reunião do Ibram teve a presença do presidente do Instituto Aço Brasil, Marco Polo Lopes; de Flávio Ottoni Penido e Wilson Brumer, respectivamente diretor-presidente e presidente do Conselho do IBRAM, além de conselheiros, diretores e associados à entidade. Na ocasião, foram discutidos, entre outros assuntos, a criação de uma agenda conjunta envolvendo os setores de Siderurgia e Mineração, dois dos principais segmentos econômicos do Estado. A proposta é superar os desafios atuais de maneira a continuar com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do país no longo prazo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com