Cidades

Prefeituras discutem políticas públicas para população de rua

(Crédito: PMCF)

 

TIMÓTEO – A Prefeitura de Timóteo, em parceria com as Prefeituras de Coronel Fabriciano e Ipatinga, se reuniu para discutir políticas de atendimento à população em situação de rua destas cidades. Participaram do encontro representantes das secretarias de assistência social, de organizações da sociedade civil e representantes do Projeto de Articulação para a Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis (Desenvolvido pelo INSEA – Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável) que prestam atendimento à população de rua.

Cresce a cada dia o número de pessoas que se utilizam dos espaços públicos como forma de moradia e/ou de sobrevivência. A existência dessas pessoas em situação de rua deixa evidente a desigualdade social brasileira.

“INCÔMODO”
De acordo com Andréia Rocha, assistente social e responsável pelo Departamento de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, “eles [os moradores de rua] trazem em si a marca da exclusão social e sua presença ‘perturba’ e ‘incomoda’ aqueles que não os percebem como cidadãos de direitos e deveres, merecendo um olhar cuidadoso para este segmento, no sentido de romper com a visão discriminatória muito comum na sociedade”, explica.

Os encontros acontecem na forma de rodízio entre os municípios do Vale do Aço. Dessa vez, Timóteo sediou a reunião, ocasião em que apresentou as ações desenvolvidas para a população em situação de rua, as dificuldades e os desafios encontrados. O propósito dessas reuniões é articular em nível regional as ações voltadas a esse público, em virtude do trânsito recorrente deles nas três cidades que compõem o Vale do Aço.

Andréia destaca que o objetivo da união das três cidades é alinhar as ações da política de atendimento a essa população. “Nós estamos buscando, em parceria, encontrar alternativas que possam promover a saída deles da rua, possibilitando condições de acesso à rede de serviços e aos seus direitos que são garantidos constitucionalmente”, frisa.

Desse encontro será realizado um Seminário Regional com o tema: “População em Situação de Rua e o acesso aos Direitos.” Para Andréia “esta será uma oportunidade de capacitação para os profissionais da Assistência Social e Saúde, a fim de desenvolverem ações mais qualificadas, de acordo com as legislações e normativas que regem o trabalho voltado para esta população, na perspectiva de garantir-lhes direitos”, finaliza.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com