Cidades

Prefeituras assinam “Pacto Todos Pela Água” proposto pela Usiminas

IPATINGA – A Usiminas e os municípios participantes do Programa Mobiliza Todos Pela Água firmaram um compromisso ambiental inédito durante o “1º Fórum Todos Pela Água”, encerrado na sexta-feira (1), em Ipatinga. O “Pacto Todos Pela Água” é uma iniciativa que envolve os municípios participantes dos programas da plataforma Usiminas Mobiliza e busca promover ações voltadas para recuperação da bacia hidrográfica do Rio Doce. A iniciativa está baseada em cinco pilares: Visão de Futuro, Planejamento, Cooperação, Ética e Legado.

Por meio do “Pacto Todos Pela Água” será possível trabalhar em conjunto e unir esforços para a grave questão da escassez dos recursos hídricos. Esforços esses que serão orientados pelo compromisso global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 20/30), especialmente o de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

REALIDADE HÍDRICA

Durante o evento, o vice-presidente Industrial da Usiminas, Tulio Chipoletti, acompanhado do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, além de outras lideranças do setor público, privado e do Judiciário tiveram a oportunidade de apresentar a realidade hídrica da região do Vale do Aço. Eles também debateram sobre o que tem sido feito para contribuir com o meio ambiente e a comunidade, principalmente por meio dos programas Mobiliza Caminhos do Vale e Todos pela Água, desenvolvidos pela Usiminas e operacionalizado em parceria com a Associação e Consórcio dos Municípios do Vale do Aço – AMVA / CIMVA.

Segundo Chipoletti, a Usiminas sempre teve uma ampla atuação econômica, social e ambiental junto às comunidades e há cinco anos, por meio do Mobiliza, vem intensificando suas ações na área ambiental. “A realização desse Fórum nasceu de um trabalho conjunto de várias lideranças preocupadas com a preservação do Rio Doce e Piracicaba. A Usiminas acredita que juntos podemos fazer mais pela sustentabilidade do planeta, prova disso são as cerca 4 mil nascentes em processo de recuperação no Vale do Aço por meio dos programas que desenvolvemos”, ressalta.

RESPONSABILIDADE

Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio doce, Flamínio Guerra Guimarães, o Fórum Todos pela Água é uma iniciativa de grande importância que deve se perpetuar.  “A água é uma questão de sobrevida de responsabilidade de todos. Numa bacia do tamanho da bacia do Rio Doce, formada por 228 municípios, onde a crise hídrica é uma constante em todo território, a realização deste Fórum representa algo muito importante, pois chama todos os atores envolvidos, desde as instituições, a população, estudantes, poderes públicos e empresas para que possamos discutir a problemática e pensar em ações para o futuro que visem melhorar a disponibilidade hídrica na bacia. E o pacto feito com os prefeitos é extraordinário porque gera uma responsabilidade dos municípios pela gestão dos recursos hídricos da sua região, e o cumprimento das ações definidas pelo Todos pela Água”.

O “Fórum Usiminas Mobiliza Todos Pela Água” foi realizado por meio de uma parceria da Usiminas com o Consórcio Municipal Multifinalitário do Vale do Aço e Instituto Interagir, com apoio da Fiemg Vale do Aço, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com