Cidades

Prefeitura vê descarte irregular de entulho com ‘cunho eleitoreiro’

Grandes quantidades de lixo e entulho estão sendo “deixados” em pontos estratégicos de grande visibilidade

IPATINGA
– Nesta segunda-feira (29), dois sofás e um colchão bloqueavam parte da calçada e estacionamento para cadeirante em frente à Unidade Básica de Saúde do Caravelas. No Centro de Ipatinga, também foram “deixados” restos de mobílias e entulho em praças e até em frente à portaria da Usiminas. O bairro Bethânia recebeu o “mutirão” de limpeza há menos de 60 dias, mas esta semana, a área da antiga feira livre do bairro também acumulava lixo e entulho. Na extensão da avenida Pedro Nolasco, no Ideal, a situação não é diferente. São diversos pontos de descarte, inclusive ao lado do ponto de ônibus e arredores de uma escola.

QUANTO PIOR, MELHOR
Nos últimos 15 dias, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) observou um crescimento de mais de 30% nos pontos de descarte irregular de lixo e entulho na cidade. “Temos uma equipe que trabalha diariamente nas ruas, na limpeza e fiscalização. E chamou a atenção ocorrências em áreas onde antigamente não existiam, tais como portas de unidades de saúde, praças e vias de maior fluxo. Parece que tem um ‘cunho eleitoreiro’ na prática irregular”, alerta o gestor da pasta, Gustavo Finocchio.

O secretário voltou a pedir o apoio da população na conservação da cidade e para denunciar as infrações. “A Prefeitura mantém um calendário de coleta de lixo domiciliar e programação de limpeza nos bairros. Também intensificamos a fiscalização e ações de recuperação das áreas degradadas. Mas sem o apoio do cidadão, o trabalho é em vão”, sensibiliza Gustavo Finocchio. “O descarte ilegal de entulho e lixo em vias públicas é crime e prejudica a comunidade. Infelizmente, tem havido algumas pessoas ‘trabalhando para o quanto pior, melhor’”, completa.

LIMPEZA
A Prefeitura de Ipatinga continua com os serviços rotineiros de limpeza por toda a cidade. Esta semana, as equipes da Sesuma continuam concentradas nos bairros Vale do Sol, Bom Jardim, Iguaçu e Vila Formosa. A programação começou na última quinta-feira (25/08) com recolhimento de mais de 300 toneladas de materiais diversos, entre entulho, terra, eletrodomésticos, lixo e até restos de animais mortos em um único dia. Caminhões caçambas e tratores auxiliaram nos trabalhos de remoção.

Paralelo aos trabalhos de limpeza, a Prefeitura pede aos moradores para colaborar e manter a cidade limpeza por meio de medidas simples, mas eficazes. Basta que todo cidadão evite descartar o lixo em locais impróprios e fora do calendário semanal de coleta nos bairros. Já os donos de terreno, é responsabilidade de o proprietário cuidar do imóvel, fazendo a roçada e limpeza regularmente.


O descarte irregular de entulho aumentou 30% nos últimos 15 dias


“Sugismundos” estão sujeitos a penalidades

Quem for flagrado ou denunciado por depositar entulhos em vias e áreas públicas ou particulares está sujeito a ser multado por cometer um crime que pode causar danos à saúde pública, à sociedade e ao meio ambiente. De acordo com o Decreto Municipal 4.435/2001, que regulamenta os serviços de limpeza urbana em Ipatinga, o morador é responsável pela destinação correta do entulho, seja em residências, comércios ou indústrias.
As multas aplicadas variam de acordo com a gravidade das infrações, de uma até dez Unidades Fiscal Padrão de Ipatinga (UFPI), e em alguns casos há também penalidades diárias. Cada UFPI está fixada em R$ 101,75.
Para denunciar à fiscalização da Prefeitura o descarte irregular de lixo na cidade e, também, solicitar a realização de serviços de limpeza urbana, os telefones de contato da Sesuma são (31) 3829-8190 e 3829-8514.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com