Cidades

Prefeitura recebe força tarefa contra dengue

Os pacientes com sintomas de dengue devem procurar atendimento no Centro de Saúde João Otávio, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Olaria II           


TIMÓTEO
– O Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), responsável por medir o nível de infestação de dengue no município, começa a ser feito pela Prefeitura de Timóteo a partir de segunda-feira (7).
As coletas devem ser realizadas até quinta-feira (10), quando os resultados serão tabulados. Para o Ministério da Saúde, o índice preconizado como ideal é aquele menor ou igual a 1%. Os resultados de 1% a 3,9% são caracterizados como alerta, e acima de 3,9% risco de surto.

O último LIRAa feito no Vale do Aço, em outubro do ano passado, já era preocupante, já que todos os municípios apresentaram índices acima de 1%, com destaque para Timóteo, cuja infestação foi de 3,6%. Já em Ipatinga, o resultado do LIRAa foi de 1,9 e Coronel Fabriciano 1,4%, o menor da região.

A medida vem acompanhada de um plano de continência que prevê um intenso trabalho de visitas domiciliares para combater os focos do mosquito. Em função do reduzido número de agentes de endemias existentes no município, apenas 13, a governo estadual designou ontem (4) uma força-tarefa para somar forças.

Além do combate ao vetor, estão previstas campanhas de conscientização e mobilização junto à população, já que no último levantamento feito pelo município havia quase 600 casos de sub-notificação de dengue na cidade.

NOTIFICAÇÕES
O volume de doentes pode ser ainda maior, já que os casos registrados são referentes aos dias 15 a 31 de dezembro. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Martins, determinou que os pacientes com sintomas da doença busquem atendimento no Centro de Saúde João Otávio, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Olaria II.
A unidade está sendo preparada para atender à demanda do município. Caso seja necessário, os pacientes também serão atendidos na Unidade de Saúde Mário de Souza, situada ao lado da UPA.

MUTIRÃO
Além das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, o prefeito Keisson determinou a realização de mutirão para recolher lixo e entulho antes que comece o período chuvoso. Nos três primeiros dias de trabalho, foram recolhidas 400 toneladas de detritos das ruas e avenidas de Timóteo.


Estado reeditará força-tarefa para ajudar municípios no combate à dengue

Faltam remédios na rede pública
Timóteo-
Além da falta de medicamentos básicos como paracetamol e tylenol na rede pública de saúde, o município não possui, há oito meses, o colírio de glaucoma, usado por muitos pacientes idosos. Em alguns casos, foi necessário recorrer à Justiça para que o medicamento fosse fornecido. O estoque de materiais necessários para a realização de exames de hemograma só são suficientes para uma semana.
Outro caso alarmante é a paralisação de um carro doado pelo governo estadual para realizar o fumacê: faltam pneus. O veículo estava abandonado no pátio da Secretaria de Obras.

ESTADO LIBERA AJUDA TAMBÉM PARA IPATINGA, FABRICIANO E PERIQUITO
TIMÓTEO
– Os servidores estaduais da Força Tarefa devem chegar ao Vale do Aço neste sábado (5) para reforçar as equipes de combate à dengue dos municípios com maior notificação de casos da doença.

Na manhã de ontem (4), a diretora de vigilância ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Marcela Ferraz, confirmou para os secretários de saúde de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Periquito, municípios com maior número de casos de dengue, o envio de medicamentos e caminhões de fumacê.

O encontro foi realizado nas dependências da Superintendência Regional de Saúde e contou com a presença do vice-presidente da Agência Metropolitana do Vale do Aço, Anfilófilo Sales.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com