Cultura

Prefeitura realiza a IV Conferência Municipal da Juventude

PARAÍSO – “Juventude em rede pela cidadania.” Este foi o tema da IV Conferência Municipal da Juventude de Santana do Paraíso, realizada nesta sexta-feira, de 8 as 12 horas, no salão de Festas Paraíso. O evento contou com a participação de aproximadamente 300 (trezentos) jovens de todos os bairros da cidade.

O prefeito Zizinho deu as boas vindas aos participantes e se mostrou otimista com o encontro. Após a abertura oficial, foi lido e aprovado o Regimento Interno da Conferência e, em seguida, houve uma exposição dialogada sobre o “Estatuto da Juventude – avanços e desafios”, coordenada por Rodrigo Marzano; e “Juventude em Rede pela Cidadania”, cujo coordenador foi Victor Maciel, da Casa Fora do Eixo Minas, de Belo Horizonte.

O secretário de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício de Assis Ferreira esclareceu os eixos temáticos que foram discutidos: Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego, Cultura e Conexão, Diálogo com o governo, Respeito às diferenças e vida saudável e Políticas sobre drogas. Todas as discussões foram feitas em grandes grupos coordenadas por um facilitador.

Para o presidente do coletivo jovem “Buteco do Portuga”, Thiarlys Almeida, o empenho e a dedicação da Secretaria de Governo, através da Gerência de Incentivo à Juventude, foi determinante para o sucesso da Conferência. “Enquanto jovem e presidente do coletivo jovem Buteco do Portuga e membro da comissão de organização da Conferência Municipal de Juventude fiquei muito satisfeito com a Conferência tendo em vista às diretrizes que foram tomadas para o âmbito municipal e estadual.”

PROTAGONISMO
A participação dos jovens em todos os momentos foi uma marca da Conferência. As escolas estaduais Herbert José de Souza, do bairro Cidade Nova, Albertino Ferreira Drumond, do Centro e Antônio Luiz, do Bairro Industrial, marcaram presença no evento com apresentações artísticas. O gerente da Seção de Incentivo à Juventude, Wanderley Patrick, ressaltou a parceria feita com as escolas estaduais, que muito contribuíram para o sucesso da Conferência e que é importante que o Estatuto da Juventude seja levado para os bancos escolares.

O prefeito Zizinho reafirmou o compromisso da administração municipal no fomento às políticas públicas para a juventude. Ele também ressaltou as conquistas da juventude desde a época da ditadura até os dias atuais, principalmente, aquelas conquistadas em governos do Partido dos Trabalhadores. “A origem de minha trajetória política está ligada aos movimentos de grupos de jovens, quando não tínhamos qualquer oportunidade de expressar nossas ideias. Pensando nisso, quero deixar claro meu compromisso com a luta em favor de uma política que venha ao encontro dos anseios de nossa juventude”, reiterou o prefeito.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com