Nacionais

Prefeitura implanta pontos de internet gratuita em Ipatinga

O sistema é implantado pela Prefeitura com a aquisição de equipamentos com recursos próprios; para conectar basta acessar a rede “Prefeitura Wi Fi”

IPATINGA
– Promover a inclusão digital e social. Esses são alguns dos objetivos do projeto de acesso gratuito à internet (hotspots). A iniciativa é uma das propostas do programa de governo da prefeita Cecília Ferramenta e já está funcionando em Ipatinga. A tecnologia de alta qualidade já pode ser acessada experimentalmente em quatro pontos da cidade – Praça Central do Bom jardim, Parque Ipanema, Campo do Itamaraty (no bairro Bethânia) e praça do antigo campo do Bigode (no Veneza).

OUTROS PONTOS
Além destes locais, a Prefeitura já está trabalhando para ampliar o sinal da internet para outros espaços públicos como a Praça Altina Gonçalves (Cê que Sabe), no Iguaçu, Praça central do bairro Limoeiro, e Praça das Mães, no bairro Cidade Nobre. “Ao colocar à disposição das pessoas a internet gratuita, a proposta oportuniza que todos, sem distinção, possam fazer pesquisas, consultar bibliotecas digitais e manter contatos com outras pessoas. É a garantia de acesso à informação se fazendo presente no município. Esse é mais um compromisso assumido com a população que estamos realizando em nossa cidade”, disse a prefeita Cecília Ferramenta.

PREFEITURA WI-FI
O sistema é implantado pela Prefeitura com a aquisição de equipamentos com recursos próprios. Para conectar basta abrir o wi-fi do celular, tablete ou notebook, conectar na rede “Prefeitura Wi Fi” e preencher um cadastro simples para o recebimento de uma senha de acesso.

De acordo com técnicos da Secretaria Municipal de Dados, a tecnologia de alta qualidade é oferecida por meio de cabos de fibras óticas, instaladas nas áreas públicas. O projeto disponibiliza 80 megas de internet e permite que a população se conecte à rede para fins de pesquisa, estudo, entretenimento, entre outros.

A novidade agradou as amigas Alice Silveira Mendonça, de 19 anos e Samantha Ariane Barcelos, de 23, que moram no bairro Bom Jardim e trabalham como coletoras de dados em uma empresa da cidade. “Muita gente não tem condições de pagar para acessar a internet e agora poderá navegar na rede. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, conta Alice, enquanto fazia o cadastro para ter acesso ao programa “Prefeitura Wi Fi”.

“Agora será mais fácil esperar o ônibus para ir ao trabalho. Durante esse tempo vou poder conectar gratuitamente e até mesmo adiantar o trabalho, conversar com parentes e amigos”, comentou Samantha.

HOTSPOT
Hotspot é a denominação de um determinado local onde uma rede sem fio (tecnologia Wi-Fi) está disponível para ser utilizada. Alguns desses pontos são oferecidos de maneira gratuita, como praças e parques. Nesses pontos, geralmente com grande tráfego de pessoas, é possível conectar-se à internet por meio do Wi-Fi através de computadores portáteis, smartphones, tablets ou outros dispositivos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com