Cidades

Prefeitura estimula fim do tabagismo

Em Ipatinga, o Programa de Combate ao Tabagismo funciona em oito núcleos nas UBSs
(Crédito: Sergio Roberto)

IPATINGA – O tabagismo é uma doença epidêmica, resultante da dependência de nicotina, e que mata 4,9 milhões de pessoas em todo o mundo, por ano. Não por acaso, o combate e a prevenção desta enfermidade mereceu uma data especial – dia 31 de maio –, com objetivo de reforçar a divulgação sobre os perigos do vício, as ações para controlar o avanço da doença e, sobretudo, o fato de que o tabagismo tem cura.

Em Ipatinga, uma programação de palestras, oficinas e muita informação marcou a Semana Municipal de Combate ao Tabagismo, iniciada na segunda-feira (27). Embora as atividades sejam abertas à comunidade em geral, este ano o público alvo da campanha é o funcionário tabagista da rede municipal de saúde.

A Semana de Combate ao Tabagismo marca o início de uma ampla campanha de conscientização. O objetivo é garantir um servidor público 100% livre do tabaco e, também, a realização de um diagnóstico detalhado sobre os hábitos e motivações que levaram – e ainda levam – muitos funcionários ao vício do cigarro.

“É fundamental a adesão do funcionário da rede municipal à campanha, para que ele, no seu dia a dia, se torne multiplicador e grande incentivador do fim do tabagismo”, defende a enfermeira Rinara Lopes de Oliveira, referência técnica em Saúde do Adulto, do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Ipatinga.

DIAGNÓSTICO

A enfermeira esclarece que, para garantir a adesão dos servidores, a proposta da Secretaria Municipal de Saúde é identificar e tratar os trabalhadores na própria rede municipal. O diagnóstico começará pelas 19 unidades básicas de saúde de Ipatinga.

De acordo com Rinara Lopes, este levantamento também é pré-requisito para a adesão do município em novos programas e ações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, com objetivo de ampliar a oferta dos serviços de prevenção, combate e acompanhamento dos pacientes que decidirem parar de fumar.

TRATAMENTO

Força de vontade, mudança de hábito e acompanhamento médico. Estes são os pilares básicos listados pela educadora física, Florisbela Pires Sampaio Raydan, que integra a equipe multiprofissional do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo de Ipatinga. “Fumar é uma doença e a cura do paciente leva tempo. Mas é possível. Basta o paciente decidir por abandonar vício”, destaca a educadora física, lembrando que a Secretaria de Saúde de Ipatinga oferece acompanhamento multiprofissional e tratamento medicamentoso aos pacientes, de forma individual e gratuita.

ADESÃO
Para aderir ao Programa de Combate ao Tabagismo, basta o paciente procurar a unidade de saúde mais próxima e fazer a sua pré-inscrição. Antes de iniciar o tratamento, o interessado é submetido a uma entrevista (Teste de Fagerstöm), com objetivo de avaliar o grau de dependência da nicotina e hábitos tabagistas.

Atualmente, estão em funcionamento oito núcleos que funcionam nas unidades de saúde dos bairros Bom Retiro, Cidade Nobre, Iguaçu, Jardim Panorama, Limoeiro, Vila Militar, Vila Celeste e Veneza. Cada grupo acolhe, por vez, até 25 pessoas, com duração de um ano. Na primeira etapa, as reuniões são realizadas semanalmente e depois, a cada 15 dias, até o fim do tratamento. A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar o programa ainda neste ano, com a criação de núcleos em todas as 19 unidades básicas da rede.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com