Cidades

Prefeitura entrega materiais para reforma da Igreja do Ipaneminha

Em vias de desmoronar, Igreja do Ipaneminha recebeu material da PMI apenas para escoramento    
(Crédito: José Barbosa-ACS/PMI )


IPATINGA
– A Prefeitura de Ipatinga entregou nesta semana os materiais de construção para realização de obras emergenciais na Igreja São Vicente de Paulo, na comunidade do Ipaneminha. As obras começarão nos próximos dias e no primeiro momento será realizado o escoramento da Igreja para evitar um possível desmoronamento.
No mês de junho foi realizada uma reunião entre o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Luís Henrique Alves, o promotor de Justiça Walter Freitas e representantes da Igreja Católica, proprietária do bem tombado. Durante o encontro foi apresentado o projeto de revitalização da estrutura da capela. A Prefeitura informou que apenas poderia contribuir com os materiais necessários para o escoramento, obra emergencial para evitar o desmoronamento do imóvel.
A Defesa Civil interditou a Igreja São Vicente de Paula, na comunidade do Ipaneminha, um dos patrimônios históricos do município, depois que o beiral da frente do antigo prédio começou a cair. A ação foi acompanhada por representantes da Associação de Moradores do Ipaneminha e Associação de Produtores Rurais do Ipaneminha.

MOBILIZAÇÃO
De lá para cá, o padre Enésio Pinheiro, responsável pela Paróquia, iniciou uma mobilização para conseguir realizar as obras necessárias. Ele se dispôs a atuar como pedreiro. “A nossa intenção é promover toda a restauração da Capela com base no projeto que nos foi prometido pela Unileste. Para isso preparamos uma campanha com outdoor pela cidade e a distribuição de folhetos. Pode ser contribuição em espécie, quem não puder depositar vamos buscar”, disse o pároco, em reportagem ao DIÁRIO POPULAR, no mês passado. É que, segundo o pároco, o material disponibilizado pela PMI não é suficiente para toda a obra: “Vão nos fornecer sete sacos de cimento, areia, brita, madeira e telhas. Só que usaram um rascunho que fiz durante uma das audiências na sala do Ministério Público, quando deveriam ter estimado o material no projeto feito pelos professores e arquitetura do Unileste”, disse, na mesma ocasião. A conta para ajuda é no Banco do Brasil, agência 3003-1, conta corrente 35373-6. Contato na Paróquia São Pedro pelo telefone (31) 3822-4259.

HISTÓRIA
A Igreja São Vicente de Paulo, localizada no Ipaneminha, é de propriedade e responsabilidade da Igreja Católica. Tem cerca de 60 anos e foi construída de pau-a-pique (barro e madeira) em substituição a uma capela improvisada feita com palha de coqueiro. A capela abrigava as missas que animavam o povoado desde as primeiras décadas do século.
Em 1984 foi feita uma reforma geral com substituição da parte deteriorada. Novos reparos foram feitos em 1991, com manutenção no forro e no telhado. Em 1996, por um ato administrativo, o poder público municipal transformou a igreja em patrimônio tombado, mas a propriedade continuou sendo da Igreja Católica.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com