Cidades

Prefeitura de Timóteo abastece as farmácias da rede municipal

TIMÓTEO – Os usuários do SUS em Timóteo estarão recebendo a partir desta semana medicamentos adquiridos por meio de uma licitação na modalidade Registro de Preços, que alcançou um desconto de cerca de 48% pela Tabela CEMED da Anvisa, que é referência nacional de preços para o setor público. O valor global do contrato para o fornecimento de medicamentos é de R$ 2,3 milhões.
A medida, segundo o secretário de Saúde, César Luz, atende determinação do prefeito de Timóteo, Geraldo Hilário, de assegurar a dispensação de medicamentos para os usuários do SUS, quando o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, não cumprir o fornecimento dos itens previstos pelo SIGAF (Sistema de Gestão da Assistência Farmacêutica). Em 2017, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) atrasou a entrega de medicamentos previstos pelos ciclos do SIGAF, comprometendo o abastecimento em centenas de municípios. O problema tem origem tanto no atraso de pagamento do Governo de Minas aos fornecedores quanto dificuldades pontuais, como indisponibilidade de estoque para atender à demanda dos municípios de médio porte.
Segundo o secretário municipal de Saúde, César Luz, somente esse recurso representa uma elevação de mais de 100% no orçamento da Assistência Farmacêutica Municipal praticada em 2017. “No ano passado, recebemos o orçamento do governo anterior. No primeiro orçamento elaborado pelo atual governo, estamos mais que dobrando o empenho financeiro para a área farmacêutica.”

ALTERNATIVA PRÓPRIA
“A experiência do ano passado nos mostrou que era preciso o Município de Timóteo gerar uma alternativa própria, para assegurar o acesso da população aos medicamentos”, esclarece o secretário de Saúde, César Luz.
Segundo o coordenador de Assistência Farmacêutica da SMS, Diogo Nascimento, no total, foram adquiridos 130 itens da cesta, entre eles os medicamentos para controle da hipertensão arterial e diabetes, que são de responsabilidade de repasse pelo Estado e o primeiro lote foi entregue na quinta-feira (22 de março).
A expectativa, com a compra feita pela Secretaria de Saúde é que a distribuição de medicamentos fique totalmente normalizada em todas as farmácias do município. Timóteo possui hoje 8 farmácias. São elas a Farmácia para as Pessoas, no Centro, e a Farmácia do Bairro Primavera, que funcionam o dia todo, de 07 às 18hs, as farmácias em Cachoeira do Vale, Limoeiro, Alegre e Sede, que funcionam até às 17hs e as do Olaria e Macuco entre 07 e 13h.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com