Cidades

Prefeitura de Ipatinga aumenta as ações do Programa Respirar

(Crédito: Secom/ PMI JBReis)

 

IPATINGA – Este ano, o inverno chegou sem as costumeiras crises respiratórias para Danilo Célio, 5 anos. Enquanto aguardava a consulta de rotina com a pediatra da rede municipal de saúde, o menino brincava, corria, pulava com fôlego e vigor. “Já estamos em julho e Danilo não teve nenhuma crise ou complicação respiratória. Antes, corríamos com ele para o hospital pelo menos três vezes ao ano. Com a asma sob controle, medicação em dia e as orientações médicas, hoje meu filho tem um vida normal”, comemora a mãe Sinara Chaves Carvalho.

Danilo é um dos assistidos pelo Programa Respirar, que oferece acompanhamento especializado e preventivo para crianças e adolescentes com problemas respiratórios crônicos em Ipatinga, entre eles, a asma. Implantado em 2004, em todas as unidades de saúde, a iniciativa atende hoje cerca de mil pacientes com idade entre 0 a 18 anos. A Secretaria Municipal de Saúde fornece medicação e, durante o acompanhamento, os pacientes recebem orientações para identificar os primeiros sintomas de crises e como lidar.

PREVENÇÃO

Mas com a chegada do inverno e o risco aumentado das crises respiratórias e alérgicas, a Prefeitura de Ipatinga intensifica as ações de promoção à saúde e prevenção. De acordo com a pediatra e referência técnica da equipe médica do Departamento de Atenção Básica, Letícia Guimarães, além de garantir a vacina contra a Influenza para os grupos prioritários – incluindo pacientes do Programa Respirar – e ampliar o acesso à medicação de controle, o município investe na capacitação e atualização dos profissionais da rede.

Em Ipatinga, todos os profissionais das unidades estão capacitados para atender pacientes com doenças respiratórias e orientar para os cuidados diários. Os casos que exigem acompanhamento específico são encaminhados para os programas da rede municipal. “O tratamento depende da classificação e dos sintomas. O importante é que o paciente evite a automedicação e procure o médico em caso de sinais persistentes, principalmente entre os grupos de risco, como crianças, gestantes e idosos”, completa.

MENOS INTERNAÇÕES
Segundo dados do Programa Respirar, a asma responde por cerca de 15% das consultas ambulatoriais e mais de 5% em pronto-atendimento. A doença não tem cura e atinge pessoas em qualquer idade. Mas de acordo com a especialista, o programa vem conseguindo reduzir o número de internações decorrentes das crises de asmas.

Dicas de prevenção:
Pacientes crônicos, como os asmáticos, por exemplo, precisam se cercar de mais cuidados ainda neste período. Mas as regras de prevenção às doenças de inverno são simples e valem para todos. A principal delas, como explica a coordenadora do Respirar, refere-se ao ambiente. “O ambiente no inverno tende a ser fechado pelo frio, facilitando a propagação do vírus. Então, é necessário acentuar a limpeza e o arejamento”, reforça Letícia Guimarães.

Confira alguns cuidados importantes:
– Evite pó, poeira, mofo, cheiro forte e fumaça de cigarro.
– Mantenha o ambiente sempre arejado, sem excesso de móveis e objetos desnecessários; deixe o sol bater na casa.
– Evite cortinas, tapetes, carpetes e cobertores; use edredom.
– Use pano úmido para fazer a limpeza dos móveis e do chão
– Evite animais de pêlo e bichos de pelúcia.
– Trocar o travesseiro a cada dois anos. O travesseiro é de uso pessoal.

SERVIÇO
Para ser incluído no programa Respirar basta procurar uma unidade básica de saúde. Para pessoas com idade acima de 18 anos, o atendimento é centralizado na Policlínica Municipal, encaminhado pelos postos de saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com