Cidades

Prefeitura de Dom Cavati não pode contratar e salários estão atrasados

DOM CAVATI – Até o final da tarde de ontem o prefeito de Dom Cavati, Pedro Eusébio (PT), ainda não tinha solução para dois problemas que o município vem enfrentando: a dificuldade para contratações e salários atrasados. “A prefeitura não pode parar. Existe uma estrutura que cuida da saúde, educação e obras da cidade. Não tem como colocar esta máquina para funcionar sem funcionários”, explicou o prefeito a respeito da proibição de contratação de funcionários.

Segundo explicou Pedrinho, a Prefeitura de Dom Cavati está proibida de realizar qualquer tipo de contratação. “Caso desrespeite esta determinação judicial e contrate alguém para trabalhar, a multa ultrapassa a quantia de R$ 20 mil diários”, declarou. Ele frisou que a decisão partiu do Ministério Público, diante do alto número de contratados ilegalmente em gestões anteriores. “Não posso contratar e a única solução vai ser a realização de um novo concurso”, desabafou. O prefeito ressalta que vai tentar junto ao Ministério Público um termo de ajustamento de conduta (TAC) para que possa contratar de forma emergencial. “Existem alguns cargos na Prefeitura que não podem ficar vazios. Por exemplo, na área da saúde, que é uma área delicada e que não pode parar”, frisou.

SALÁRIO
Outro problema que na avaliação de Pedrinho está difícil de solucionar são os salários atrasados. Ontem, ao apresentar a estrutura da área da saúde para a reportagem, o prefeito encontrou com a professora Angelita, que trabalha como efetiva há 15 anos na Prefeitura de Dom Cavati.

O caso de Angelita representa a situação de centenas de funcionários da Prefeitura Municipal. “Todo ano que muda prefeito é esta novela para os funcionários, que normalmente saem prejudicados”, declarou. Ela ressaltou que o salário do mês de dezembro não foi pago e indagou: “Como vou fazer para pagar as minhas obrigações, como supermercado e outros compromissos?”

A professora ressalta que quando Pedrinho foi prefeito encerrou o mandato pagando todas suas obrigações. “Eu sei que o Pedrinho não tem nada a ver com a dívida, mas acho que vou ter que entrar na justiça para conseguir receber meu salário”, finalizou.

ALTERNATIVAS
Na conversa informal junto à professora, o prefeito adiantou que está buscando uma solução para o problema dos salários atrasados. “Já tive várias reuniões com o jurídico da Prefeitura em busca de uma solução. Mas o problema é bem mais difícil, uma vez que não existe dinheiro para o pagamento imediato, mas acredito que dentro de 30 dias vamos ter uma solução”, declarou.

Ele explicou que uma das soluções paliativas será antecipar o pagamento do mês de janeiro. “Já estou estudando uma forma de pagar o mês de janeiro antecipado para poder ajudar não somente os funcionários, mas o comércio de Dom Cavati”, frisou.

Ele lembrou que quando foi prefeito pela primeira vez deixou dinheiro e contas pagas. “Deixei R$ 485 mil em caixa e as três folhas de pagamento do mês de dezembro pagas”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com