Cidades

Prefeitura alerta moradores sobre aumento da população de pombos

Os pombos transportam bactérias nos pés e podem transmitir várias doenças como encefalite e dermatite

FABRICIANO
– A Prefeitura de Coronel Fabriciano detectou, por meio de comunicados feitos pela direção de duas escolas municipais, o crescimento da população de pombos domésticos nos bairros Santo Antônio e Caladinho de Cima. Para evitar o contínuo aumento dessas aves nestes locais, o município vai iniciar um trabalho de orientação aos moradores para que as pessoas não alimentem os pombos. Ao receberem alimento, esses pássaros tendem a aumentar o seu ciclo reprodutivo e transformam-se em praga urbana.

Os pombos transportam bactérias nos pés e podem transmitir várias doenças como encefalite, dermatites, alergias respiratórias, tuberculose aviária, histoplasmose, ornitose, salmonelose, entre outras. “Além disso, nos locais onde essas aves se concentram aumenta a proliferação de ratos, baratas e moscas”, explica a bióloga da Coordenadoria de Controle de Endemias da Prefeitura, Sílvia Soares.

As fezes dos pombos são ácidas, e por isso, além da sujeira, pode provocar danos à pintura de veículos e outros patrimônios e matar plantas ornamentais e gramados. “O acúmulo de penas, fezes e restos de ninhos ainda causa entupimentos em calhas ou tubulações de escoamento pluvial e o apodrecimento precoce de forros de madeira”, acrescenta a bióloga.

LIMPEZA DAS FEZES
A melhor forma de evitar a proliferação dos pombos é não alimentá-los. Também é necessário acondicionar o lixo de forma correta e recolher sobras de alimentos de animais domésticos. “O ciclo reprodutivo dos pombos é regulado pela disponibilidade de alimento. Normalmente, a fêmea bota dois ovos que demoram até 18 dias para chocar, fazendo até seis oviposições ao ano. Quando recebem alimentação aumentam a capacidade reprodutiva para várias posturas ao ano”, esclarece a bióloga Sílvia Soares.

Sobre a limpeza de fezes dos pombos, a orientação é que elas sejam retiradas após umedecidas com solução desinfetante a base de cloro. Também é preciso utilizar máscaras e luvas durante a limpeza dos locais onde estejam acumuladas as fezes e ninhos dos pombos para evitar contaminação.

IMPORTANTE

Outra dica importante é impedir o acesso e entrada das aves nas construções fechando os locais com tela ou alvenaria, após a desinfecção e limpeza do local. “O controle dos pombos somente pode ser feito por pessoas devidamente autorizadas. Já a eliminação direta dos animais é realizada quando são esgotadas medidas de manejo que restrinjam o acesso aos abrigos e fontes de alimento. Por isso, qualquer ação de controle que resulte na morte, danos físicos, sofrimento ou apreensão dos animais pode ser considerada crime”, alerta Sílvia Soares.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com