Nacionais

Prefeitos e vereadores do Vale do Rio Doce defendem inclusão na Sudene

BRASÍLIA – O senador Aécio Neves se reuniu, nesta terça-feira (20), no seu gabinete, em Brasília, com prefeitos de municípios das regiões do Vale do Rio Doce, do Mucuri e do Noroeste e Região Central de Minas Gerais, que vieram cobrar a aprovação da proposta que busca a inclusão de 82 municípios de Minas, e mais três do Espírito Santo, na área de atuação da Sudene.
O Projeto de Lei 148/2017, relatado pelo senador Aécio, voltará à pauta de votações da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado nesta quarta-feira (21/03).
“Estamos nos empenhando em levar mais investimentos para Minas. São municípios que enfrentam iguais dificuldades econômicas e sociais às vividas nas áreas já atendidas pelos programas e incentivos da Sudene e que há onze anos aguardam essa justa decisão do Congresso”, disse aos prefeitos o ex-governador e senador Aécio Neves.

OPOSIÇÃO

O projeto enfrenta forte oposição das bancadas do Nordeste e do PT na CCJ. Durante o encontro de hoje, Aécio sugeriu aos prefeitos uma mobilização junto aos parlamentares dessas bancadas, explicando a importância da inclusão.
“Sugiro que façam um apelo aos senadores, em especial, àqueles das bancadas do PT e do Nordeste. Precisamos fazer justiça ao Vale do Rio Doce, ao Mucuri e Noroeste de Minas. Precisamos permitir que essas regiões voltem a crescer gerando emprego”, disse o senador.

DESIGUALDADES

Na reunião, o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, ressaltou que a proposta não beneficia apenas os municípios mineiros e capixabas, e sim todo o Sudeste porque contribuirá para reduzir as grandes diferenças existentes hoje em indicadores de desenvolvimento e sociais da região. O prefeito destacou ainda que a inclusão dos municípios não afetará programas que atendem ao Nordeste do país.
“Estes benefícios não afetam, diminuem ou prejudicam a atuação direta da Sudene em outros estados. Por isso, todos sairão ganhando com o desenvolvimento da nossa região”, defendeu.
Além do prefeito de Valadares, participaram da reunião a prefeita de Dom Bosco, Iramaia Cordeiro, os prefeitos de Natalândia, Geraldo Gomes (Gê), de Bonfinópolis, Donizete dos Santos e de Uruana de Minas, Ronaldo Morais. Os vereadores de Bonfinópolis Antonio Brandão (Panfúcio) e José Lúcio. O deputado estadual Bonifácio Mourão e o deputado federal Caio Narcio também estiveram no encontro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com