Cidades

Prefeitos do Vale do Aço vão a Brasília para encontro com Dilma

Os prefeitos de Fabriciano, Timóteo, Paraíso e Ipatinga confirmaram participação no encontro

IPATINGA – Os prefeitos das quatro cidades do Vale do Aço confirmaram participação no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, que começa na próxima segunda (28) e vai até quarta-feira, em Brasília, no Distrito Federal.
O encontro é organizado pela presidência da República e terá a presença de Dilma Rousseff (PT) e também de seus ministros – 17, inclusive, já confirmaram palestras durante o evento.

Está prevista uma série de audiências para apresentação de programas federais voltados às demandas dos municípios brasileiros e também discussões a respeito de temas que vão desde saúde e combate às drogas até questões da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

Os gestores também poderão levar demandas de seus municípios para a presidência da República. Cecília Ferramenta (PT), por exemplo, afirmou que o encontro servirá para reiterar os projetos da cidade que estão sendo analisados em Brasília, em especial nos ministérios da Saúde, da Educação e das Cidades. “Teremos mais uma oportunidade de estreitar a parceria da nossa administração com o Governo Federal, com o objetivo de trazer investimentos para resgatar os serviços públicos de Ipatinga”, informou a prefeita.

A também petista Rosângela Mendes, prefeita de Coronel Fabriciano, estará no evento acompanhada da secretária municipal de Educação e Cultura, Glória Giudice, e contou que entre as pautas de reivindicação para a cidade estão projetos para área da Educação, como a instalação do Instituto Federal de Ensino Superior no município.
Rosângela acredita que este será um encontro proveitoso para sua primeira reunião em Brasília como prefeita. “Participarei desse encontro para ouvir o que o Governo Federal tem para nos apresentar, saber o que a presidenta Dilma tem a nos dizer. A expectativa é boa. Queremos manter esse diálogo direto com o Governo Federal para os próximos anos”, afirmou Mendes nesta quinta-feira (24).

A cidade de Timóteo também será representada pelo seu chefe do Executivo. Keisson Drumond (PT) já agendou a viagem para Brasília e disse que pretende expor a situação atual de abandono do município e buscar linhas de financiamento da União, especialmente para obras de infraestrutura e saneamento básico, habitação e também para o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), para melhorar o atendimento aos munícipes. “Temos muita confiança em trazer para Timóteo vários programas do Governo Federal que melhoraram em muito a qualidade de vida dos brasileiros. É um canal importante esse que temos com a Presidência e os ministérios”, disse Keisson Drumond. Além de se encontrar com Dilma e seus ministros, Keisson também tem encontro marcado com o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão.

FPM
Outro que confirmou presença no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas foi o petista Zizinho, de Santana do Paraíso que, juntamente com o Secretário de Governo, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Assis Ferreira, viaja para Brasília na próxima segunda.

Ele revelou que sua expectativa é de que a presidenta libere projetos importantes como obras da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e também de que faça o anúncio do PAC III. Demandas do município serão entregues ainda no Ministério das Cidades, do Turismo e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Zizinho disse que espera que sejam anunciadas mudanças na forma de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é pago às cidades pela União e é composto da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Este assunto promete ser uma queixa de grande parte dos gestores no encontro, em especial dos de Minas Gerais, uma vez que, segundo a Associação Mineira de Municípios (AMM), o FPM é o principal recurso de 70% dos municípios do Estado. Em 2012, as cidades brasileiras foram prejudicadas com a desoneração do IPI por parte do Governo Federal, o que reduziu drasticamente os repasses feitos aos municípios. “Nós aguardamos com ansiedade que venha uma ajuda do Governo nessa área”, disse Zizinho.

Outros pontos polêmicos que deverão estar em pauta durante o encontro são a distribuição dos royalties do petróleo e também a negociação da dívida dos municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), considerada por muitos impagável devido aos altos juros cobrados. De acordo com informações da assessoria do Governo Federal, as dívidas das cidades brasileiras com o INSS chegam a R$ 33,6 bilhões.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com