Nacionais

Prefeitos destacam ampliação e a qualidade dos serviços do Consaúde

IPATINGA – O Consórcio Intermunicipal de Saúde (CONSAÚDE) realizou a última assembleia do ano com a participação de prefeitos e secretários de 17 municípios. Além de discutir e aprovar as contas referentes ao mês de novembro, o presidente Márcio Lima de Paula e a diretora executiva do Consaúde, Eloiza Dalla Vecchia, apresentaram o relatório de gestão do biênio 2015/2016 com avanços significativos que contribuíram para ampliar e qualificar ainda mais o atendimento à população.

Destaque para os serviços próprios ofertados na Clínica do CONSAÚDE nas áreas de consultas médicas especializadas e exames de imagem, assegurando a redução de custos, a qualidade e humanização do atendimento. Dentre os novos procedimentos de saúde implantados estão os exames de espirometria, eletrocardiograma, M.A.P.A, holter 24 horas e endoscopia. Além das consultas médicas especializadas em hematologia, neuropediatria, dermatologia, gastroenterologia, endocrinologia, reumatologia, mastologia, nefrologia e procedimentos em oftalmologia como injeção de Intra-Vitreo.

MEDICAMENTOS
De acordo Eloiza Dalla Vecchia, o CONSAÚDE ainda possibilitou aos municípios a compra consorciada de medicamentos que gerou economia aos cofres públicos de 64% em 2015 e 42% este ano. O programa otimiza os recursos públicos municipais destinados à Assistência Farmacêutica e garante aos usuários medicamentos de qualidade, seguros e de forma racional, constituindo-se numa iniciativa que beneficia milhares de pessoas.

Em seus 21anos de existência, o Consaúde vem avançando com políticas públicas de saúde e cada gestor e prefeito dos municípios que integram a entidade têm deixado a sua contribuição. É o que destaca o presidente Márcio Lima, que decidiu colocar à prova a eficiência do Consaúde em 2016 por meio de uma pesquisa com os usuários. O objetivo foi avaliar o atendimento e os serviços para melhorar ainda mais o atendimento à população. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Voice Inteligência em parceria com a Tabulare que entrevistou 1.845 pessoas distribuídas entre os municípios contemplados. O índice de aprovação foi de 99,1%.

PLANEJAMENTO
O presidente Márcio Lima ressalta o trabalho de planejamento e a capacitação da equipe do Consaúde que permitiram o nível excelente de satisfação da população. “Os números mostraram que o Consaúde é hoje um forte aliado dos gestores que, além de tender a nossa população com respeito e eficiência gera economia aos cofres públicos dos municípios”.

A secretária executiva, Eloíza Dalla Vecchia, que apresentou o balanço dos resultados, não escondeu a alegria pelos números apresentados na pesquisa e ressaltou a importância de continuar trabalhando firme e de forma comprometida no atendimento humanizado aos pacientes.

REDUÇÃO DE CUSTOS
O prefeito de Timóteo, Keisson Drumond, foi ainda mais enfático ao destacar os benefícios gerados pelo Consaúde. “Todos os municípios enfrentam dificuldades financeiras e Timóteo sofreu com uma queda brusca de arrecadação. Graças à parceria com o Consaúde pudemos oferecer atendimento de qualidade à nossa população e ainda gerar economia de aproximadamente R$ 400 mil este ano. A gestão realizada pelo Márcio Lima está de parabéns e mostra que fizemos a escolha certa quando o escolhemos como presidente do consórcio. Tratou todos de forma igualitária responsável, independentemente de sigla partidária”, posicionou-se o prefeito Keisson Drumond, que foi homenageado juntamente com os demais prefeitos e secretários dos municípios consorciados por ter contribuído com a gestão que recebeu a aprovação dos usuários dos serviços prestados pelo Consaúde. Também durante o biênio o sistema estadual de transporte em saúde (SETS) atendeu nesta estão 131. 200 pessoas em tratamento fora do domicílio, através dos micro-ônibus.

Os prefeitos Geraldo Magela Borges Castro, de Marliéria, e José Carlos de Assis, da cidade de Antônio Dias, acompanham a fala de Keisson Drumond e destacaram o Consaúde como uma instituição que realmente funciona e presta serviços de ótima qualidade à população. “Se não fosse o Consaúde, sinceramente a situação estaria complicada, principalmente para os municípios menores”, destacam, acrescentando que a população é bem atendida por equipes altamente qualificadas, desde o transporte ao atendimento médico com especialistas e exames.
O Consaúde realizou também o seminário com todos os prefeitos eleitos na região. Além de conhecer as instalações e os serviços prestados pelo consórcio, o presidente Márcio Lima de Paula, e a secretária executiva, Eloiza Dalla Vecchia apresentam os avanços realizados na área de gestão pública de saúde.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com