Cidades

Prefeitos da AMVA e AMOC discutem crise nos municípios

Divulgação ACS/AMVA

ENTRE FOLHAS – O 1º Encontro de Prefeitos das associações microrregionais de municípios do Vale do Aço (AMVA) e da Vertente Ocidental do Caparaó (AMOC), reuniu em Entre Folhas mais de 200 pessoas representando 30 cidades do Leste Mineiro. O evento foi realizado na escola estadual Dr José Augusto, com a presença do 1º suplente de senador Alexandre Silveira, do sub secretário de Assuntos Municipais do Governo de Minas, Marco Antonio Viana Leite, além de prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras municipais e vereadores.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Associação Mineira de Municípios (AMM) também participaram do encontro que teve como tema “Questionando o Brasil, Esperando por Minas, Pensando o município”. A crise financeira dos municípios e os desafios para 2015 dominaram as discussões. “A carga imposta aos municípios está insuportável, pois as prefeituras ficam com apenas 10% do dinheiro dos impostos; 20% fica com o Estado e os outros 70% vão para o Governo Federal. Os recursos ficam lá e os problemas aqui”, comentou o consultor da CNM, Ângelo Roncalli.

PIRES NA MÃO
O suplente de senador, Alexandre Silveira, um dos palestrantes do encontro, discorreu sobre “A importância do Pacto Federativo” e elogiou a iniciativa das associações microrregionais. “Somos municipalistas por convicção e o esforço pela união dos prefeitos é muito importante. É injusto manter o atual sistema, onde as prefeituras têm que dar respostas ao cidadão, mas não dispõem de recursos para isso. Só há país desenvolvido com municípios fortalecidos”, observou.

O presidente da AMVA e prefeito de Periquito, Geraldo Godoy, lamentou a situação de penúria dos pequenos municípios. “Ser prefeito virou negócio de doido. Ficamos quatro anos com o ‘pires na mão’, mendigando recursos do Estado e da União. Alguma coisa precisa ser feita e a união dos prefeitos é a melhor estratégia nesta luta”, disse. Mesma opinião manifestou o presidente da AMOC e prefeito de Santa Rita de Minas, Hélio Dorneles. “Os municípios não têm condições de arcar com suas obrigações mais elementares. Quem perde com isso é a população”, ressaltou.

UNIDADE

Anfitrião do encontro, o prefeito Edson Rogério, o “Rogerinho”, fez uma avaliação muito positiva do evento. “Esta troca de experiências é fundamental para ganharmos mais força e a atenção do Estado. Vimos que a crise não é apenas na prefeitura de Entre Folhas e as dificuldades são comuns aos outros municípios. Mas não vamos desanimar, pelo contrário, continuaremos buscando fazer o melhor para o nosso povo”, disse ao lado do prefeito de Caratinga, Marco Antônio Junqueira (PTB), para quem “os prefeitos precisam estar cada vez mais unidos para vencer as dificuldades impostas pelo atual sistema”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com