Cidades

Prefeitos conhecem Consaúde

O presidente eleito Antônio Carlos de Alvarenga agradeceu o empenho dos prefeitos em conhecer as demandas e propostas para melhorar o consórcio       (Crédito: Nadieli Sathler)


IPATINGA –
Em nova assembleia realizada na manhã de sexta-feira (25), os prefeitos eleitos dos 19 municípios consorciados ao Consaúde (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço) tiveram a oportunidade de conhecer melhor a estrutura interna e os servidos ofertados pela entidade.

No encontro, a secretária executiva Eloiza Dalla Vecchia mostrou a evolução do consórcio na última década, e ainda falou sobre os principais projetos desenvolvidos. “Estamos felizes com a participação efetiva dos prefeitos, isso mostra a importância da entidade, que existe para auxiliá-los na concretização das políticas públicas de saúde, de maneira humanizada”, declarou.

Na abertura dos trabalhos, o presidente eleito Antonio Carlos de Alvarenga, prefeito de Joanésia, mais conhecido como Nenzinho, compôs mesa de honra juntamente com Anchieta Poggiali, diretor da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Albson Alvarenga, secretário Executivo da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA), e ainda Márcio Lima, prefeito de Jaguaraçu.

“Me sinto honrado e agradeço ao Márcio por estar ajudando na gestão do Consórcio até que eu possa assumir como presidente do Consaúde. As coisas boas e ruins serão discutidas em conjunto, como, por exemplo, os municípios terão que pagar o consórcio para que possamos quitar as dívidas com os prestadores de serviços. O consórcio é de extrema importância para todos os municípios. Mas acredito que este seja um trabalho que precisa ser contínuo”, avaliou Nenzinho.

DENGUE
Poggiali falou sobre a parceria feita pela Secretaria Estadual de Saúde com o Consaúde para o enfrentamento da dengue. Foi destinada a aplicação de R$ 1,5 milhão via consórcio para a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos para atender nas unidades de Hidratação em funcionamento em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo.

“Temos total confiança no consórcio, que é parceiro do Estado em vários momentos. Essa credibilidade foi construída ao longo dos anos e vemos na Eloiza uma pessoa responsável, e o mais importante, capaz de dar vazão a todas as demandas que são postas para o Consaúde”, ponderou Anchieta.

PROCEDIMENTOS
Atualmente, o Consaúde oferece mais de 60 tipos de exames especializados para as secretarias de saúde dos municípios consorciados e consultas médicas em mais de 20 especialidades diferentes.

Os consorciados também podem marcar 22 tipos de cirurgias ambulatoriais custeadas pelo SUS através do Consaúde. Além do já conhecido Sistema de Transporte em Saúde (SETS), que pega o paciente no município de origem e o leva para receber atendimento na cidade polo.

O Consaúde possui, além do Colegiado de prefeitos, o Conselho Curador, que é uma câmara técnica formada pelos secretários municipais de saúde. Os gestores têm assembleia própria em que são tratadas as questões pertinentes ao fluxo de atendimento, demanda e outras ações estratégicas.
Estiveram presentes ao encontro os prefeitos dos municípios de Braúnas, Bugre, Córrego Novo, Dionísio, Iapu, Jaguraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque e Pingo D’água.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com