Cidades

Prefeito de Ipatinga apresenta minuta de lei para corrigir “Pacote da Maldade”

Alterações anunciadas pelo Executivo preveem redução de valores exorbitantes de taxas municipais oficializadas pelo governo de Sebastião Quintão

IPATINGA – Em reunião com a base governista na Câmara Municipal e representantes da Associação Comercial (Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nesta quinta-feira (14), em seu gabinete, o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, apresentou a minuta de lei que será encaminhada ao Legislativo nos próximos dias, para corrigir o que segundo ele a população “batizou apropriadamente de Pacote da Maldade gerado pelo mandato do ex-prefeito Sebastião Quintão”. A proposta é a alteração da Lei 3.738/2017, “que o governo anterior utilizou para colocar em vigor taxas abusivas, extorsivas e inexequíveis”, revelou o chefe do Executivo.

A exposição de detalhes e discussão da nova proposta foi feita pelo prefeito com o auxílio dos secretários de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Agnaldo Bicalho, e de Assuntos Extraordinários, Régis Carlos José Oliveira, além do consultor geral do município, Leandro Medrado.

VALORES ESTRATOSFÉRICOS

A Lei de autoria do ex-prefeito Sebastião Quintão – e que o governo atual decidiu rever em atendimento a um clamor que ecoa por toda a cidade – foi aprovada no ano 2017 e entrou em vigor no início de 2018. Por meio dela, foram elevados a níveis estratosféricos os valores de diversas taxas municipais como as de Localização e Funcionamento, Alvarás Sanitários, Demolição e Regularização, dentre outras. De acordo com a minuta de projeto apresentada por Nardyello, serão reduzidos consideravelmente todos os valores contidos na Lei elaborada em 2017.

De acordo com o prefeito, “a proposta da atual administração é promover as alterações necessárias para estabelecer valores justos, corrigindo estes abusos carregados de insensibilidade e que desconheceram completamente todas as dificuldades que tantas pessoas já enfrentam com outros encargos obrigatórios do dia a dia”. Ele ainda acrescentou: “Para tal, mantemos um diálogo aberto com os parlamentares interessados e compromissados com o desenvolvimento da cidade, além dos representantes do comércio e empresariado de modo geral”.

INJUSTIÇA FISCAL

“É inadmissível cobrar dos munícipes valores injustos como esses” – continuou Nardyello. “O país vive momentos difíceis, muitos já são sacrificados em suas finanças e, com esses valores que o governo anterior definiu, entendo que ficou impossível pagar. Além da lei deixar o contribuinte como inadimplente e muitas vezes até protestado ou com o nome inserido na Dívida Ativa, o município também não arrecada”, refletiu.

Conforme o chefe do Executivo, o projeto de lei com as alterações será encaminhado à Câmara Municipal na próxima semana, acompanhado de justificativa e solicitação para que seja votado em caráter de urgência.

APROVAÇÃO

O presidente da Associação, Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (ACIAPI), Cláudio Zambaldi, lembrou que desde a aprovação da Lei, “com esses reajustes abusivos”, inúmeros donos de empresas e prestadores de serviços tiveram seus empreendimentos comprometidos. Zambaldi reconheceu que desde o primeiro momento Nardyello esteve aberto ao diálogo, compreendendo a necessidade de mudanças. Ele parabenizou o prefeito atual por ter se sensibilizado com a situação, “o que demonstra o comprometimento e a seriedade como vem tratando a classe empresarial e todos os ipatinguenses”.

“Em todos os encontros que tivemos com Nardyello Rocha – disse Zambaldi –, desde quando assumiu de forma interina o Executivo, ele se propôs a rever essa Lei, e ficamos felizes de que esteja cumprindo efetivamente este compromisso, que preserva os empreendedores já em atividade e também estimula novos negócios no nosso município. Com taxas como essas, penso que muitos até se sentiram desencorajados a investir na cidade”.

PARCERIA BEM-VINDA

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Amaury Gonçalves, disse ter recebido com satisfação o convite do Executivo para tratar da minuta que busca revogar algumas tabelas da Lei 3.738. “Esse é um tipo de parceria que será sempre bem-vindo, pois tem como objetivo buscar o melhor para Ipatinga. Quero agradecer a administração pública por atender o pleito da Associação Comercial para resolver de forma definitiva essa situação e fazer justiça com aqueles que são os pagadores de impostos da cidade e, afinal, contribuem para o seu desenvolvimento, gerando também empregos para muitas famílias”, resumiu.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com