Nacionais

Prédios históricos dos Correios são referência em arquitetura, arte e cultura

SÃO PAULO – Nesta quarta-feira (18), Dia Internacional dos Museus, os Correios resgatam a imponência e a relevância de dois de seus prédios mais icônicos, que em 2022 completam 100 anos de existência: o Palácio dos Correios, localizado na região central da cidade de São Paulo, e o edifício histórico que abriga o Centro Cultural Rio de Janeiro, polo de referência na cultura carioca.

Ambas as edificações, além de integrarem o patrimônio histórico e arquitetônico brasileiro, atualmente são espaços de promoção de cultura, arte e de desenvolvimento da cidadania, com atividades que colaboram para a recuperação e revitalização dos cenários urbanos em que estão inseridos.

SEMANA DOS MUSEUS

Localizado no Vale do Anhangabaú e vizinho de construções que são símbolos da capital paulista, como o Edifício Martinelli, Praça das Artes e Theatro Municipal, o Palácio dos Correios já foi sede do serviço postal no estado e atualmente é um prédio tombado. O edifício foi projetado pelos arquitetos Domiziano Rossi e Felisberto Ranzini, integrantes do prestigiado escritório Ramos de Azevedo.

INAUGURAÇÃO

A inauguração, em 20 de outubro de 1922, foi um grande evento para a sociedade paulistana. Havia uma grande expectativa quanto à apresentação da obra, desde o lançamento da pedra fundamental pelo Rei da Bélgica, Alberto I. A população se aglomerou em frente do prédio, à espera dos convidados de honra. Entre os presentes, estavam o presidente da República, Epitácio Pessoa, e o então presidente do estado de São Paulo, Washington Luiz. O prédio foi cenário de vários momentos importantes na história da República. Na Revolução Constitucionalista, foram idealizados no palácio os selos do levante armado, estampas que hoje são altamente valorizadas no mercado filatélico. Atualmente, abriga a maior agência de Correios do País e o Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP).

SEMANA DE MUSEUS

Na 20ª Semana Nacional dos Museus, que acontece até o próximo dia 22, o CCCSP está de portas abertas aos apreciadores de arte, história e arquitetura. A programação especial inclui três exposições em cartaz, uma sala com o acervo histórico dos serviços postais e telegráficos e o lançamento do selo especial em homenagem aos bombeiros, a ser realizado na sexta-feira (20). No fim de semana, o centro aguarda a presença dos artistas plásticos autores das obras em exposição.

FRAGMENTOS DE HISTÓRIA

Com suas linhas clássicas arquitetônicas originais, o prédio histórico no Rio de Janeiro, construído no início do anos 20 do século passado, representa a importante iniciativa dos Correios em preservar a história dos 359 anos dos serviços postais brasileiros. A edificação, no passado, já serviu para abrigar funções administrativas. Na década de 1990, a empresa lhe deu uma destinação preservacionista e transformou o belo exemplar arquitetônico em centro cultural, marcando definitivamente sua presença na capital carioca.

O centro tem generosos espaços para exposições e eventos que ocupam a maior parte de seus 3.480 m² de área. À edificação, somaram-se 1.246 m² correspondentes a uma praça incorporada ao projeto de restauração e adequação da unidade cultural.

Hoje, as instalações do CCCRJ, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Brasília (Iphan) desde 1938, ajuda a humanizar e valorizar a região do antigo viaduto da perimetral, compondo a paisagem urbana do Boulevard Olímpico, ao lado de outras importantes estruturas como o Centro Cultural Banco do Brasil e a Casa França-Brasil.

FOMENTO À CULTURA

Os Correios continuam a exercer sua função social de fomentar a cultura e proporcionar o consumo de bens culturais a todas as camadas da população. Os prédios históricos, juntamente com os espaços culturais em Porto Alegre/RS, Niterói/RJ e o Museu Correios, em Brasília/DF, oferecem uma programação variada de exposições culturais e artísticas.

Essas unidades desenvolvem ainda programas de visitas monitoradas, modeladas para atender prioritariamente a estudantes da rede pública. Essas visitas exploram os aspectos arquitetônicos dos prédios e a história da ocupação desses espaços públicos na virada do século 20. Tudo isso com acesso gratuito.

Nas redes sociais e no portal dos Correios, é possível acompanhar as iniciativas em educação e cultura desenvolvidas pela empresa https://www.correios.com.br/educacao-e-cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com