Cidades

Praça 29 de Abril tem posto de vacinação antirrábica

Em Timóteo, campanha se estenderá até 8 de agosto

TIMÓTEO – A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo informa aos proprietários de cães e gatos que a campanha de vacinação contra a raiva animal continuará até a data de 08 de agosto. Até esta quarta feira (24/07) haviam sido imunizados 7.719 animais, resultado parcial da campanha realizada na área rural e urbana do município.

De acordo com Carlos Alberto Santos, coordenador do Departamento de Zoonoses, um posto de vacinação antirrábica foi montado na Praça 29 de Abril, Centro Sul, para atender a comunidade de 8h às 11h e 13h às 17h. “Quem não pôde levar seus animais para vacinar nos dois últimos sábados (13 e 20/07), ainda terá a oportunidade de proteger cães e gatos contra a raiva no posto que ficará instalado na Praça 29 de Abril até o dia 8 de agosto”, explica o coordenador da Zoonoses.

RAIVA

Os principais transmissores da raiva são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.  O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida.

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus que se liga aos nervos do hospedeiro e, por dentro deles, migra até o cérebro, causando inflamação dos tecidos afetados. A doença não possui um tratamento eficaz conhecido. Sendo assim, a eutanásia é indicada sempre que são observados sinais muito claros de raiva canina. A melhor maneira de proteger o seu pet é por meio da vacina.

Com uma evolução muito rápida, a raiva mata quase 100% dos pacientes infectados não só nos cães, mas também seres humanos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com