Cidades

População pede conservação da estrada da “Mata do Parque”

(Crédito:Paulo César Reis)

 

MARLIÉRIA – A histórica estrada que corta a densa “Mata do Parque” na ligação do Vale do Aço passando pelos municípios de Timóteo e Marliéria à Pingo D’Água e Córrego Novo, construída na década de 1930 pela empresa Acesita, para o escoamento da produção de carvão, hoje tem sido objeto de preocupação da população do Vale do Aço.
A viagem pelos 22 km de terra batida a partir do distrito de Cava Grande no sentido a Pingo D’Água, no seio da maior Floresta Tropical de Minas, em seus 35.970 hectares, e a primeira unidade de conservação estadual criada em Minas Gerais, na maioria das vezes é feita bem devagar, para que as inúmeras espécies da fauna e flora não passem despercebidas.

Mas a estrada que encurta caminho para os moradores de várias cidades do Vale do Aço, que buscam suas raízes do outro lado do Rio Doce, pode estar com os dias contados, se as autoridades políticas e empresariais da região não se mobilizarem para a sua conservação.

USUÁRIOS

O nivelamento da estrada, roçada das margens e a reforma do forro das pontes do Ribeirão do Turvo e a do Rio Doce (ponte queimada) são as necessidades e os entraves para que a história da via carvoeira possa continuar. “Mesmo com as dificuldades que a estrada tem oferecido, eu não me permito deixar de passar por aqui”, garantiu Selma Maria, pontuando que se estrada acabar, ela prefere vender o seu sítio em Córrego Novo do que dar a volta por Ipatinga.

Já o casal João Santiago e dona Custódia Teixeira disse que não sabe como irá fazer se a estrada acabar. Pela idade dos dois, eles sempre optaram pela “estrada da mata” por dois motivos: mais perto e pouco trânsito. “Vai ser uma covardia se os nossos políticos deixarem esta estrada acabar”, disse dona Custódia, apoiada pelo marido.
Na Prefeitura de Marliéria ninguém foi encontrado para falar do assunto, já que o município é o principal responsável pela conservação da via, por estar dentro dos seus limites.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com