Cultura

População de Ipatinga elege obras para 2014

Reunião que definiu a divisão de recursos do Orçamento Participativo entre as nove regionais de Ipatinga
(Crédito: Secom/JBReis)

IPATINGA – A cidade conhece neste sábado (14) o pacote de intervenções sugeridas pela população para serem executadas no ano que vem pela Prefeitura em toda a cidade. A definição das obras acontece a partir das 13h, no ginásio da Escola Municipal Arthur Bernardes, no bairro Canaã, durante o 16º Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (Compor). Os integrantes dos Conselhos Regionais do Orçamento (CRO’s), eleitos durante as plenárias realizadas nas nove regionais do município, irão referendar as melhorias indicadas pelos moradores.

“É um direito da população debater e indicar os rumos que ela quer para a cidade. Vamos, agora, trabalhar para aprimorar esse processo e fazer de Ipatinga novamente um exemplo para o país”, afirma a prefeita Cecília Ferramenta, que autorizou investimentos de R$ 10 milhões previstos no orçamento municipal de 2014 para executar as obras regionais indicadas pelos moradores.

PLENÁRIAS
Como preparação para o 16º Compor, a Prefeitura realizou plenárias regionais, entre os dias 27 de julho e 3 de agosto, para apresentar uma prestação de contas dos primeiros seis meses de governo e iniciar o recolhimento de sugestões da população para melhorias em diversas áreas. As indicações também puderam ser encaminhadas pela internet. De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Dados (Dataserv), foram apresentadas 2.284 propostas populares de pequenas obras na cidade, a maioria relacionada à infraestrutura.

“Durante as assembleias preparatórias do Compor, a população fez uso pleno de sua cidadania e participou ativamente no processo de sugestão de obras”, avalia o secretário municipal de Planejamento Vicente Costa. Dentro da programação do 16º Compor neste sábado, o município vai apresentar e discutir com a comunidade propostas para o Plano Plurianual (PPA), no exercício 2014-2017, e o Orçamento Municipal do ano que vem. Também será feita a eleição do Conselho Municipal de Orçamento (CMO).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com