Cidades

Pombos mortos são encontrados em caixa d’água de posto de saúde

Funcionários da Prefeitura (no alto) instalam nova caixa d’água no local, mas higienização dos canos não pôde ser feita devido à falta de cloro       (Crédito: André Almeida)

IPATINGA – Os atendimentos da unidade básica de saúde do bairro Jardim Panorama foram interrompidos durante toda a segunda-feira (15) devido à falta de água no local. Três pombos em estado de decomposição foram encontrados na caixa d’água do posto médico pela manhã, gerando protestos dos usuários e também de servidores, que se negaram a trabalhar naquelas condições.
De acordo com alguns funcionários, os primeiros indícios de que a água não estava apropriada para o consumo foram percebidos no início da semana passada. Servidores contaram que a água estava apresentando um gosto ruim. Ainda segundo os funcionários, na quinta-feira, véspera do feriado, um mau cheiro começou a se espalhar pelo posto. Ontem, a situação se tornou insuportável, quando, ao abrirem as torneiras da unidade, o odor que tomou conta do local fez com que os funcionários deixassem o unidade.
Começaram então os protestos. Os trabalhadores foram para a porta do posto reclamar e usuários do posto médico se juntaram ao movimento. Os atendimentos foram suspensos. Somente o setor de marcação de consultas funcionou normalmente durante a segunda-feira. Prefeitura, Vigilância Sanitária e Defesa Civil foram avisadas do episódio.
A Superintendência de Planejamento (Suplan) foi então acionada para retirar os animais mortos da caixa d’água. Os funcionários do posto contaram que foi cogitada a possibilidade de uma limpeza ser realizada no reservatório, mas esta foi descartada pela Defesa Civil, que ordenou que a caixa fosse trocada, serviço concluído apenas no fim da tarde.
Mas a troca do reservatório não significou o fim do problema, pois foi constatado que não havia cloro na unidade para realizar a limpeza dos canos do posto de saúde. “Não vamos pagar nada”, gritou uma trabalhadora do posto, sobre a possibilidade de os próprios funcionários terem que comprar o cloro. Mesmo sem água e sem atendimento ao público, os servidores permaneceram na unidade durante todo o expediente.
De acordo com Helenir de Lima, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipatinga (Sintserpi), se o problema não for solucionado nesta terça-feira, não haverá trabalho na unidade. “Nós (do sindicato) iremos dar todo o respaldo possível ao trabalhador”, prometeu Helenir.

REPETIÇÃO
Essa não é a primeira vez que o fato acontece na unidade do bairro Panorama. Há cerca de quatro meses, pombos foram achados na caixa d’água e uma limpeza foi feita no local. O reservatório, conforme relato de funcionários, era antigo e estava com as telhas quebradas.
Os pombos, também conhecidos como “ratos de asas”, podem ser mais perigosos do que se imagina. De acordo com as biólogas da consultoria Vale Ambiental, Ana Paula Rocha e Hariel Fernanda, o animal transmite diversas doenças que podem até mesmo levar à morte.
Uma delas é a histoplasmose, uma micose profunda que atinge o sistema respiratório. A salmonela também é um perigo real, já que os pombos podem possuir esta bactéria. Os sintomas de quem é contaminado pela salmonela são vômitos, náuseas, dor abdominal e diarreia profunda.
Tanto a histoplasmose quanto a salmonela podem ser transmitidas por meio da água, o que aumenta a preocupação dos funcionários da unidade. Alguns servidores do posto de saúde manifestaram sintomas parecidos na última semana. Não se sabe, porém, se o motivo foi a contaminação da água da unidade. Amostras foram coletadas ontem pela Prefeitura para análise.
No entanto, a bióloga Ana Paula recomenda que, ao surgir qualquer sintoma, quem consumiu a água do posto deve se submeter a um exame médico o mais rápido possível.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com